Madrid, cidade de Museus, Parques e muito mais

Após alguns dias de interrupção forçada no meu acesso à Internet (a minha operadora de Internet cortou a ligação, em virtude da má comunicação desta com a empresa detentora dos cabos de fibra óptica, apesar dos constantes avisos para evitar que tal acontecesse), a visita a Madrid continua.

Este é um mapa onde pode encontrar alguns dos locais visitados posteriormente. (O número 3 assinala o primeiro local visitado durante esta estadia em Madrid, o Museu Rainha Sofia.)

Madrid é uma cidade de muitos encantos e com muitas alternativas de locais para visitar e ficar a conhecer. É impossível visitar todos quando o tempo é limitado (e isso é sempre). Assim é necessário ser selectivo e fazer opções.

Madrid tem como “cabeça de cartaz” em termos de museus, o mundialmente famoso, Museu Nacional do Prado (4). Também por esse motivo, era uma visita obrigatória que não prescindia de fazer.

Uma advertência, como muitas pessoas pensam o mesmo, e normalmente há muita afluência a este museu, recomendo a aquisição prévia de bilhetes online, aqui. Caso contrário, podem estar durante horas em longas filas, aguardando a sua vez. Tal é particularmente verdade se quiserem um bilhete completo, que inclua a visita às exposições temporárias.

Visitei este Museu ao fim da tarde, e ao deparar-me com uma fila interminável para entrar, quase desistia. A minha capacidade de fazer cedências entrou  em forte consideração e preteri de visitar as exposições temporárias, para conseguir pelo menos visitar a exposição permanente, já que era possível aceder a esta por uma entrada lateral onde a fila era bastante mais reduzida.

No interior do Museu do Prado era expressamente proibido tirar quaisquer fotografias ou de alguma forma registar vestígios da exposição. Por esse motivo não possuo quaisquer fotos tiradas no interior deste museu.

Um dos quadros mais famosos deste museu, e sem dúvida o mais famoso de Diego Rodríguez de Silva y Velázquez, é conhecido como Las Meninas (de onde retirei a imagem seguinte).

A própria cidade apropriou-se um pouco “das meninas” deste quadro como merchandising (postais, impressões, posters, esculturas, tudo o que se possa imaginar em termos de reproduções mais próximas do original ou livres), que se encontra em diversas lojas de lembranças madrilenas, ou lojas de decoração.

Depois da visita ao Museu do Prado, um outro museu, o Museu Thyssen Bornemisza (5), completando assim com este terceiro, o denominado “El Paseo del Arte“.

Ao contrário do que aconteceu no Museu do Prado, neste Museu Thyssen Bornemisza, visitei exclusivamente a exposição temporária, dado o horário de funcionamento do museu. A exposição dedicada a Matisse prendeu toda a minha atenção neste museu, e gostei bastante do que encontrei.

No entanto, uma vez mais, era expressamente proibido tirar quaisquer fotografias no interior do museu, e tal aplicava-se principalmente às exposições que o mesmo albergava.

Depois deste ultimo museu, como o dia continuava claro, nada melhor do que respirar um pouco de ar mais fresco, em um dos principais parques da cidade, o Parque del Buen Retiro (6).

As imagens seguintes ilustram apenas algumas das atracções turísticas no interior deste parque.

(A) – Porta de Felipe IV; (B) – Parterre; (C) – Monumento de S.M. o Rei D. Afonso XII; (D) – Palácio de Cristal.

Na despedida da estadia na Capital espanhola, umas ultimas imagens, de um pouco mais, do muito que esta cidade tem para oferecer.

About these ads

2 thoughts on “Madrid, cidade de Museus, Parques e muito mais

  1. Nossa! Que chato ficar sem internet! Eu fico quase doida quando a tecnologia me trai. Há uns meses o blog passou por modificações e eu cheguei a perder um post pronto. Lembra? De São Luis do Maranhão. Precisei reescrever o post todo e fiquei muito chateada. Mas, essas coisas são assim mesmo.
    Tenha uma ótima semana.
    Claudia

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s