Um castelo de Contos de Fadas – Neuschwanstein

Sou uma apaixonada por castelos, sobretudo por aqueles que são dignos dos deslumbrantes desenhos dos melhores Contos de Fadas. Parece que ao visita-los entramos no seu mundo encantado, onde as paisagens são idílicas, e no ar parece que transborda romantismo, vida e cor.

O Castelo de Neuschwantein preenche todos esses critérios e talvez muitos outros. Para mim é sempre um prazer vislumbrá-lo, mesmo que seja apenas à distancia. A sua localização privilegiada a uma grande altitude permite que seja avistado a consideráveis kilómetros de distancia, mas permite igualmente a quem o visita ter uma visibilidade privilegiada sobre o que o rodeia, e a paisagem é mesmo invejável.

O Castelo de Neuschwanstein integra os locais a visitar no âmbito da Rota romântica, e não estarei certamente muito longe da verdade se afirmar que coroa essa rota dando-lhe a importância e visibilidade que tem a nível internacional, apesar de não ser o único ponto de destaque de tal rota. Quem percorre a rota encontra sinalização indicativa da mesma e é fácil reconhece-la.

O Castelo de Neuschwanstein é sem dúvida o maior cartão de visita do estado da Baviera, na Alemanha, mas não se pode dizer que é um castelo que pertença apenas a este estado, pois a Alemanha como um todo reconhece a sua importância e acarinha-o como seu.

Foi o Rei Ludwig II que mandou construir este castelo perto do de seu pai, o Rei Maximilian II da Baviera, talvez não apenas pela região paradisíaca em que se localiza mas também pelas boas recordações que tinha da sua infância passada no castelo do pai.

Assim na pequena vila de Hohenschwangau entre os Alpes e lagos encontram-se dois Castelos representantes de duas gerações de reis, o castelo de Neuschwanstein, e o castelo que tem o nome da vila, o Castelo de Hohenschwangau.

Curiosidade: o Rei Ludwig II mandou construir este castelo com o objectivo de se refugiar da vida publica, sem saber que depois da sua morte este se tornaria um dos castelos anualmente mais visitados da europa

Anúncios

11 thoughts on “Um castelo de Contos de Fadas – Neuschwanstein

  1. pois, gosto da montagem fotográfica, parece um cartao postal…e pelo que sei este castelo inspira o castelo da bela adormecida da Disney, certo?…pois é mesmo muito bonito e muito diferente dependendo da estacao do ano em que se visita…já vi postais com o castelo todo branco de neve (sem farinha) e com as arvores todas vermelhuscas de outono…inspirador…

  2. PERCORRI AS AMURADAS DESTE CASTELO, VI AS PAISAGENS CIRCUNDANTES E ENCONTREI ALGO PARECIDO QUE MAIS PARECE SER UMA COPIA DESTE CASTELO NA DISNEYLANDIA DE PARIS. LINDAS PAISAGENS E LINDO CASTELO.

  3. Pingback: Zugspitze – a montanha com maior altitude da Alemanha « Turista Ocasional

  4. Pingback: Palácio Schwerin « Turista Ocasional

  5. Pingback: O Alhambra, o que torna Granada mais especial | Turista Ocasional

  6. Pingback: Bayreuth Festspielhaus, num festival imperdível para Wagnerianos | Turista Ocasional

  7. Pingback: Drachenfels em Königswinter | Turista Ocasional

  8. Pingback: Lago Plansee, ainda que só de passagem | Turista Ocasional

  9. Pingback: Novo Palácio de Herrenchiemsee | Turista Ocasional

  10. Pingback: Ludwig II | Turista Ocasional

  11. Pingback: Em véspera do aguardado Natal… | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s