Mercados de Natal – Munique no topo da minha lista

Com o primeiro fim-de-semana do Advento (ultimo fim-de-semana de Novembro), multiplicam-se os mercados de Natal espalhados por várias cidades em alguns países.

Nesta categoria os Mercados de Natal na Alemanha adquirem grande preponderância e protagonismo, apesar de não terem o exclusivo a esse nível.

Na Alemanha, mesmo as cidades menos turísticas, orgulham-se de pelo menos durante um fim-de-semana dos do Advento, possuir o seu mercado de Natal. As associações e entidades da cidade organizam-se e cada uma faz questão de ter a sua Barquinha, onde vende produtos que de alguma forma estão relacionados com a quadra. Em geral os produtos são de confecção caseira, sejam eles o famoso Glühwein (vinho quente aromático),  doçaria mais ou menos típica, artesanato, ou que angariaram através de algum evento prévio. Os infantários por exemplo cada um é responsável por uma barraquinha e são os pais que ficam escalonados de durante um certo período de tempo serem os responsáveis vendedores da respectiva barraquinha. Os produtos vendidos são previamente confeccionados pelos pais das crianças, o que implica que se tratam de produtos oriundos da cozinha e que tem como um dos ingredientes básicos açucar.

Claro que estes mercados de Natal são provincianos e o ambiente é familiar.

Mas há igualmente cidades que possuem Mercados de Natal muito apelativos e bastante conceituados a nível internacional. A tal ponto que são várias as agências de viagens que durante esta época promovem programas onde os Mercados de Natal são o principal atractivo.

Para mim Munique é uma das cidades que está no topo da  lista no que concerne a oferta de Mercados de Natal.

Munique possui vários Mercados de Natal espalhados pelo centro da cidade, cada um com as suas especificidades. O Mercado de Marienplatz é o que reúne maior numero de barracas e diversidade da oferta, o Mercado Medieval aquele que nos leva numa viagem no tempo, o Mercado dos Presépios aquele onde do mais ínfimo pormenor tudo se pode encontrar para compor um verdadeiro presépio, preenchendo os requisitos mesmo do mais exigente consumidor, o Natal Rosa aquele que é organizado pelos gays, o Mercado de Sendlinger Tor aquele onde se encontram mais barracas habitadas por outros países, o de Mercado de Schwabing aquele conhecido como o mercado dos artistas, e como tal onde é possível encontrar artigos mais originais e únicos, o Mercado da Residenz aquele onde as crianças são mais felizes e na Rathaus (Câmara) é onde se pode encontrar o presépio da cidade. Mas estes são apenas alguns dos mercados que se podem encontrar em Munique.

Numa categoria à parte o Tollwood, Festival de Inverno que se localiza em Theresienwiese (onde se realiza o famoso Oktoberfest entre Setembro e Outubro), possui um encanto especial com a sua diversidade de oferta a vários níveis entre eles com um mercado do mundo, um Teatro, um espaço de exposições e arte, um espaço alimentar, tudo atractivo para os cinco sentidos.

5 thoughts on “Mercados de Natal – Munique no topo da minha lista

  1. Pingback: Mercados de Natal – Nuremberga, no topo dos topos | Turista Ocasional

  2. Pingback: Aproxima-se o Advento… | Turista Ocasional

  3. Pingback: Weihnachtsdorf da Residenz, um dos Mercados de Natal de Munique | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s