Mercados de Natal – Nuremberga, no topo dos topos

Nuremberga é outra das cidades da Alemanha onde os mercados de Natal têm grande expressão e relevância, tendo mesmo um enorme reconhecimento internacional.

Se Munique tem vários Mercados de Natal espalhados pela cidade, Nuremberga em contrapartida tem um Mercado de Natal na praça central com uma infinidade de barracas que se torna realmente incontável, não fosse o facto de todas as barracas terem um numero que as identifica em local visível, e serem distribuídas brochuras com mapa e identificação das barracas. Por estes dois identificadores depressa percebemos que há barracas cuja identificação numérica é superior a 160.

Mas Nuremberga não tem apenas este Mercado de Natal central digno de referencia. Nas proximidades deste existe um mercado dedicado às cidades parceiras de Nuremberga, e a avaliar pelo numero de barracas que povoam este mercado são cerca de 20 as cidades representantes do mesmo número de países.

Um outro mercado tem para mim um encanto especial, já que se trata do mercado especialmente dedicado às crianças. Neste é possível encontrar o Pai Natal na sua casa, com as “portas abertas” para receber todas as crianças que lhe queiram fazer os seus pedidos pessoalmente. Existe igualmente uma barraca correio que tem ligação directa com o Polo Norte para entregar ao Pai Natal as cartas que lhe queiram dirigir, e nesta altura do ano presumo que sejam muitas.

Não faltam igualmente barracas especializadas em adoçar a boca das crianças (e dos graúdos) ou atestar o estômago dos mais esfomeados.

Mas o que faz certamente também as delicias das crianças são os carroceis com aspecto centenário onde depois de voltas e mais voltas todas saem mais do que satisfeitas, ou a pedirem “quero mais”. Não é por isso à toa que para além dos bilhetes isolados é possível adquirir grupos de 5 ou 10 bilhetes.

Nunca me canso de anualmente visitar os Mercados de Natal de Nuremberga, e se muito pode ser semelhante ao dos anos anteriores, há igualmente sempre algo novo que nunca me decepciona (muito pelo contrário)…

O  mais curioso é que como a maioria das barracas se concentra na praça central em frente à Frauenkirche (igreja da Senhora), o número de barracas existente no Mercado de Natal de Nuremberga aparenta ser muito maior que o do Mercado de Natal de Munique. No entanto em Munique as barracas estendem-se pelas ruas imediatamente adjacentes a Marienplatz (praça em frente à câmara municipal – Rathaus) e a avaliar pelos números das barracas presentes nos mapas distribuídos, o Mercado de Natal em Munique possui um maior número total de barracas (superior a 240).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s