Jungfraujoch – uma virgem com um palácio especial

Jungfraujoch (tradução livre: Capa da Virgem) é a montanha mais alta da Europa, daí ser apelidada de Topo da Europa. Localiza-se na Suíça perto de Interlaken, e a forma de chegar ao seu topo é através de um comboio especial, o Jungfraubahn.

À medida que o Jungfraubahn, comboio de rodas dentadas avança, se vai afastando da estação inicial (em Grindelwald) e subindo a montanha, a paisagem gradualmente vai-se alterando.

Existem duas estações iniciais alternativas na base da Montanha nos municípios de Grindelwald e Wengen, de onde partem os comboios e encontram-se na estação intermediária comum, Kleine Scheidegg.

Após a paragem temporária na estação intermédia (Kleine Scheidegg) para mudança de comboio, continua o percurso lentamente até à estação final, mas desta vez por um túnel escavado na montanha que impede que continuemos a apreciar a paisagem.

A paragem por uns breves 10 minutos, sobretudo para uma sessão fotográfica permite-nos confirmar o que por certo já suspeitávamos. Estamos já a elevada altitude e a montanha  encontra-se coberta pela neve.

As imagens seguintes retratam a paisagem a alterar-se gradualmente durante o percurso ascendente.

Depois da chegada à estação final já na Jungfraujoch são várias as opções possíveis para visitar/explorar:

  • Palácio de Gelo;
  • Passagem de Gelo;
  • Sphinx – Terraço panorâmico:
  • Plateau com possibilidade de passear na neve infindável;
  • Restaurante Glaciar “Top of Europe”

Claro que também é possível esquiar e outros desportos típicos de inverno , mas essa possibilidade não foi de todo explorada.

Admito que as minhas expectativas eram elevadas para conhecer o Palácio de Gelo, mas estas foram um pouco defraudadas, pois esperava algo que mais se assemelhasse a um palácio, com diversas salas imponentes todas em gelo (moveis, decorações, tudo que se possa imaginar), mas em contrapartida mais se assemelha a uma sala de uma galeria com algumas esculturas.

Tudo é uma questão de perspectiva e talvez se não tivesse criado expectativas e idealizado como seria este palácio o tivesse apreciado mais.

Em contrapartida como não tinha criado qualquer expectativa quanto ao que mais poderia encontrar na Jungfraujoch, apreciei bastante o Plateau e toda a paisagem circundante acessível a um passo de distancia daí, e o Restaurante “Top of Europe” com uma vista panorâmica privilegiada para a montanha, boa comida (típica da região) e empregados bastante solícitos e simpáticos.

Sem duvida que a Jungfraujoch é um local magnifico e ao qual apetece voltar, mesmo para quem sofre de vertigens como eu, pois sentimo-nos sempre em grande segurança e a sensação da elevada altitude desvanece ao apreciar a paisagem.

O percurso descendente já não possui o brilho da novidade ou das expectativas pelo que nos esperava lá em cima. Mas é o momento de guardar na memória as recordações inesquecíveis do que se viveu no topo da Europa e de procurar captar as ultimas imagens enevoadas pela  janela do comboio.

3 thoughts on “Jungfraujoch – uma virgem com um palácio especial

  1. Capa da virgem? coitadinha, deve ser do frio, com certeza.
    E aprecio ver a neve que cai no site agora…é para celebrar o frio que tem estado nos últimos dias? O que vale é que podemos vir sempre aqui ao site em busca de um raio de Sol e de alimento para a imaginação mesmo que tenhamos de ficar em casa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s