Zugspitze – a montanha com maior altitude da Alemanha

O Zugspitze é a montanha com maior altitude da Alemanha e possui 2962 metros. Pertence aos Alpes e localiza-se na região da Baviera, mais concretamente, em Garmisch-Partenkirchen.

Em território alemão é possível realizar o percurso através de dois meios de transporte alternativos, o funicular e o comboio.

As vantagens do funicular são a menor duração da viagem (demora cerca de 10 minutos da base até à estação no topo) e a possibilidade de apreciar a paisagem durante o percurso, já que o funicular é panorâmico e envidraçado 360º. A paisagem circundante não deve ser desperdiçada pois é bastante interessante, com particular relevância para o Eibsee, um lago com 9 km a sudoeste de Garmisch-Partenkirchen e  3,5km a norte do Zugspitze.

Em contrapartida a viagem de comboio é bastante menos panorâmica e lenta. No entanto para quem sofre de vertigens como eu, como não se tem justamente noção do precipício debaixo dos pés,  as vertigens reduzem consideravelmente tornando-se a viagem mais calma em termos de batimentos cardíacos.

A compilação das fotos seguintes ilustra o percurso ascendente até ao Zugspitze, feito de funicular, e nelas é possível apreciar o Eibsee.

O Zugspitze tem a particularidade de se localizar parcialmente na Baviera, Alemanha e parcialmente no Tirol, Áustria, sendo possível à distancia de uma pequena plataforma se mudar de país.

Torna-se assim possível subir ao Zugspitze também a partir de território austríaco, em Ehrwal, através do Tiroler Zugspitzbahn. Neste caso tal é feito apenas através de funicular não havendo a opção de comboio. Os preços para subir ao Zugspitze são mais acessíveis do lado austríaco, mas  em contrapartida a oferta do que se pode visitar é mais reduzida, já que não se pode sair do topo do Zugspitze.

Quem opta por fazer a viagem do lado alemão com o Bayerischen Zugspitzbahn, além de visitar o topo do Zugspitze, acessível via funicular, pode descer a um nível um pouco mais a baixo, denominado de Zugspitzplatt, também de funicular, sendo a partir deste acessível o percurso via comboio de rodas dentadas. Neste nível inferior torna-se possível a prática de desportos de Inverno pois dada a elevada altitude a neve está presente, mesmo quando o Inverno ainda não chegou no calendário.

O Zugspitze possui no topo uma estação meteorológica, do lado alemão suponho eu,  um marco indicativo da altitude a que se está,  uma cruz religiosa , espaços de exposição, além dos naturais serviços de apoio e gastronómicos para os visitantes.

Apesar de estar bastante nublado, ventoso e a nevar quando visitei o Zugspitze,  ainda assim não me inibi e sujeitei-me às condições atmosféricas menos favoráveis para tirar algumas fotos, sendo as seguintes um exemplo disso.

Ao aproximar-mo-nos da plataforma inferior, fazendo o percurso de funicular, gradualmente começamos a apreciar as pistas dos desportos de inverno.

Neste nível inferior existe uma pequena igreja, a “Maria Heimsuchung”. É a igreja a maior altitude em território alemão e foi abençoada pelo Cardeal Joseph Ratzinger, actual Papa Benedict XVI.

O desafio foi aproximar-me dela caminhando pela neve e gelo sem calçado apropriado e evitar escorregar e cair. Quando cheguei à porta é que descobri que em parte a caminhada tinha sido em vão pois a capela estava fechada, ainda que fosse possível vislumbrar pela janela o seu interior.

A viagem final descendente foi feita de comboio… e eis o que se pode apreciar da janela depois do comboio sair do túnel, que dada a lentidão da viagem mais parece interminável:

Curiosidade: O Zugspitze integra um ponto isolado no limite inferior do mapa da Rota Romântica que já mencionei aqui e a Rota Alemã dos Alpes.

2 thoughts on “Zugspitze – a montanha com maior altitude da Alemanha

  1. Pingback: A união fortalece as partes « Turista Ocasional

  2. Pingback: Um lago nos Alpes « Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s