Steiff Welt – como tudo começou…

O Mundo Steiff, ou “Steiff Welt” é um museu fofo na verdadeira acepção da palavra.

Trata-se de um museu que faz as delicias dos mais novos e que deixa os outros surpreendidos e rendidos a todos os encantos e recantos do museu.

Um mundo que começou  pelas mãos de Margarete Steiff (1847-1909) com um elefante almofada para alfinetes que era oferecido às amigas.  Tal objecto, gradualmente cedeu lugar a animais de peluche com outra utilidade. Hoje talvez se encontre no museu mais animais simpáticos e animados do que os que outrora entraram na arca de Noé.

Margarete Steiff é um exemplo de vida. As suas contrariedades pessoais não foram  impedimento para que os sonhos se concretizassem ou desmoralizassem a sua alegria e jovialidade. Margarete contraiu ainda bebé (com 1 ano e meio) poliomielite, pelo sempre teve como companheira de “viagem” uma cadeira de rodas para se movimentar. Pela sua capacidade de locomoção restricta, a criação de animais de peluche na sua máquina de costura começou por ser um hobby, mas depressa se tornou uma actividade que assumiu protagonismo e absorveu grande parte do seu tempo.

Apesar do primeiro animal produzido pela Margarete ter sido um elefante, foi o urso sugerido pelo seu sobrinho Richard, urso que nasceu em 1902, que se tornou a imagem de marca da companhia.

Hoje Steiff é uma marca requintada, associada a preço e qualidade elevadas, de peluches não apenas vocacionada aos mais novos, mas também aos muitos e crescentes coleccionadores que não prescindem dos seus “teddy bears”.

Actualmente a marca Steiff não está apenas associada a peluches, pois existe também uma linha de roupa sobretudo desenvolvida para os mais novos, e que não prescinde do logótipo da cara de ursinho e etiqueta presa com uma tacha (ou botão) na orelha.

O Steiff Welt localiza-se em Gingen an der Brenz, em Baden-Württemberg, na Alemanha, cidade natal de Margarete Steiff. Para uma melhor  localização espacial em termos relativos, dista a cerca de 155 km do centro da cidade de Munique e no percurso passa-se perto da Legoland (que prometo abordar futuramente).

A compilação de fotos seguinte, revela um pouco do que primeiro se encontra ao visitar este museu.

Assim, da esquerda para a direita e de cima para baixo a legenda pode ser esta:

  • o edifício do museu avistado depois de deixar o parque de estacionamento;
  • a escultura à entrada de Margarete Steiff na sua cadeira de Rodas;
  • o macaco cozinheiro a anunciar a ementa disponível no bistro;
  • a ursinha a acolher os visitantes que entram pela entrada principal;
  • o castelo dos ursinhos animado por toda a azafama habitual de uma corte, localizado no átrio principal interior;
  • já no interior do espaço de exposição do museu, a reprodução do quarto de Margarete Steiff que nos conta a história de como tudo começou;
  • a oficina com os moldes do urso que nos acolhe no espaço seguinte e que continua a relatar a história;
  • a subida no elevador que subitamente abre o seu tecto, permitindo deslumbrar um pouco do que o museu nos reservará num futuro próximo no último andar;
  • apresentação do Knopf (urso anfitrião do museu) e da sua companheira Frieda, sentados numa cama nas nuvens, que nos acompanham durante grande parte da viagem ao longo do museu e nos explicam o que se passa.

Para finalizar por hoje a visita ao museu, deixo a máxima de Margarete Steiff: “Para as crianças apenas o melhor é bom o suficiente”.

Anúncios

6 thoughts on “Steiff Welt – como tudo começou…

  1. Drica, quero-lhe dar os parabéns pelo seu blog. É uma forma diferente de ser turista, tirando a Drica proveito, e muito bem, do facto de estar a residir nessas belas paragens. O post de hoje é uma delícia de descrição, aguça bem o apetite. Vou ficar atenta ao da Legoland. Continuo a achar que são brinquedos verdadeiramente imortais, aquelas pecinhas mágicas. Os legos são tijolinhos para a inteligência. Vou recomendar à Babette que leve os gémeos a passear por essa bandas, e que siga as belas dicas da… Drica; parece-me ser uma pessoa muito serena, tranquila e amiga da sua amiga!
    Beijinhos desta sua admiradora.

    • Muito obrigada pelo seu comentário tão simpático.
      É sempre muito bem vinda a este humilde espaço.

      Acredite que o Mundo Steiff fará certamente as delicias de crianças e adultos.
      A primeira parte da visita ao museu (a que me refiro no post de hoje) em que se fica a conhecer um pouco mais acerca da Steiff e como tudo começou, é possível ser em alemão ou inglês, pelo que pelo menos os adultos (que sinceramente serão os mais interessados nesta parte, a mais “passiva” do museu), não se sentem como no filme “Lost in translation”, o que é uma aspecto favorável e que me esqueci de referir.

      Outra vantagem deste Museu é que tem um programa de actividades que se pode ficar a conhecer previamente no site do museu. Este programa especial existe em geral durante os sábados ou domingos, e envolve as crianças de forma mais activa (exemplos: pinturas faciais, confecção de bolachinhas, actividades de bricolage ou festas temáticas).

  2. Olá! a pequena H. está ansiosamente À espera de ver estes espaços fantásticos que a madrinha está a descobrir!
    Parabéns, continua a escrever que eu gosto muito de ler este blog

  3. Pois, o contraste exterior / interior é muito grande…o edifício principal parece uma rolha ou um bunker…definitivamente linhas direitas e modernas…o interior já transpira tradição e riqueza visual em cores e fofura…quem não gosta de peluches? Será que a nici também tem um museu?
    O macaco é claramente o meu herói, nao se imagina a calorias que visitar um museu consome…será da visita ou da correria atrás do puto que não para quieto?

  4. Pingback: Giengen an der Brenz « Turista Ocasional

  5. Pingback: Para um dia mundial da criança especial « Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s