Seefeld in Tirol – Eisstockschießen ou Curling Bávaro

 

Ainda junto ao complexo comercial algo despertou a minha atenção. Ao lado do ringue de patinagem no gelo havia uma área um tanto concorrida reservada a outro desporto.

Desenrolavam-se ali dois jogos amigáveis e autónomos de  Eisstockschießen, ou se preferirem Curling bávaro. Por certo durante uma tarde de sol e frio (muito frio) esta é uma forma agradável de os moradores, e não só, passarem um bom tempo entre amigos e de forma activa.

Por certo é um jogo sem idades alvo bem definidas já que enquanto um jogo era disputado entre jovens, o outro era disputado entre pessoas com uma faixa etária mais elevada.

Mas afinal o que é o Eisstockschießen ou Curling Bávaro, inquirirão alguns.

Como facilmente depreendem trata-se de um desporto de inverno, no qual os concorrentes atiram umas peças com um cabo (do tipo das apresentadas na imagem em baixo)  fazendo-as deslizar sobre uma superfície de gelo, com o objectivo destas atingirem um alvo, ou ficarem o mais possível próximas deste. O alvo é uma peça mais pequena circular. O objectivo também pode ser atingirem a maior distancia possível a partir do ponto de partida.

Recapitulando e precisando um pouco mais:

No tiro ao alvo, duas equipas de quatro jogadores cada, tomam turnos em atingir o alvo, denominado de Daube. Os pontos são ganhos ao estar mais próximo do Daube depois dos quatro jogadores terem atirado o seu “Eisstock” (desculpem mas não sei qual o nome como se denomina o objecto que se atira).

No tiro à distancia, o objectivo é simplesmente fazer deslizar o “Eisstock” o mais distante possível.

 

Trata-se de um  jogo do povo com séculos, que é essencialmente praticado no sul da Alemanha e Áustria, daí ser conhecido por bávaro já que é originário dessa região da Alemanha .

Já tinha ouvido falar deste jogo mas esta foi a primeira vez que vi a prática do mesmo.

 

Mentalmente a associação que faço é ao jogo tradicional português da malha, embora alguns possam dizer que as semelhanças são mínimas. Afinal o jogo da malha não é praticado numa superfície gelada, os discos de metal utilizados tem uma aspecto francamente diferente dos apresentados na imagem anterior, e o pino é bastante mais alto que largo,  o oposto do alvo circular usado no Curling Bávaro.

Existe uma Federação Internacional deste desporto e competições mundiais e europeias deste jogo, mas acredito que os participantes sejam originários essencialmente, ou quase, das regiões de onde este desporto é originários (sul da Alemanha e Áustria). Não exclusivamente pois também existem participantes de outras nacionalidades (por exemplo italianos e eslovenos). As  competições também não se resumem à regiões da Baviera e Tirol, havendo mesmo algumas nos EUA, ou em África por exemplo.

Não se trata de um desporto exclusivamente masculino, havendo competições também femininas. Por outro lado em termos de faixas etárias também existem competições juvenis.

Para finalizar este tema do Eisstockschießen, deixo apenas algumas das imagens do que presenciei durante a visita a Seefeld in Tirol.

One thought on “Seefeld in Tirol – Eisstockschießen ou Curling Bávaro

  1. Era mesmo importante a descrição do curling bávaro! Olhando para os apetrechos, julguei que eram piões, mas depois percebi. Belo passeio que nos proporcionou!
    Beijinho,
    Isabel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s