Verona sem tragédia

Depois de Bolonha, a cidade seguinte, do périplo por alguns locais do Norte de Itália, no período de Carnaval, foi Verona.

Para mim e talvez para muitos mais, esta cidade estará para sempre relacionada à Tragédia de William Shakespeare, Romeu e Julieta, já que a mesma decorreu aí.

Mas Verona não se reduz de forma alguma à ficção, e a sua história é tão vasta que remonta à pré-história.

Depois de deixar o hotel onde ficaria alojada durante a minha estadia em Verona, as primeiras imagens do centro histórico da cidade, estão de forma inequívoca relacionadas com a sua arena, ou se preferirem Anfiteatro Romano (monumento mais importante e célebre da cidade), o Palazzo della Gran Guardia e o Palazzo Barbieri, a envolverem a Piazza Bra.

(Legenda da compilação de fotos, da esquerda para a direita e de cima para baixo: Via degli Alpini, o Palazzo della Gran Guardia, o Palazzo Barbieri, o exterior da Arena, interior da Arena, Piazza Bra avistada do cimo da Arena, vista panorâmica avistada do cimo da Arena, uma das portas da Arena a partir do seu interior, pormenor da Piazza Bra)

Após esta primeira impressão do centro da cidade, deambulei por algumas ruas pedonais adjacentes, até ser atraída por uma Disney Store localizada na via Mazzini, na qual entrei e consegui resistir estoicamente a sair sem adquirir nada.

Uns passos depois, encontro uma outra praça, a Piazza delle Erbe, onde me deparei com um pequeno mercado, que vendia produtos típicos da região (nomeadamente máscaras de Veneza).

(Legenda da compilação de fotos da esquerda para a direita e de cima para baixo: Palazzo Maffei ao fundo da Piazza, o Leão de São Marco, “escultura” de seda alusiva ao evento “Le Vie della Seta si incontrano a Verona“, a “Berlina” – edícula do século XV com a antiga Domus Mercatorum ao fundo, a Torre dei Lamberti, a Coluna do Mercado)

Depois desta praça, uma outra nas suas proximidades, a Piazza dei Signori, o “salão” de Verona. Trata-se realmente do local mais cortesão e aristocrático da cidade, notável pela sua harmonia, com o monumento a Dante Alighieri no seu centro, e circundada pelo Palazzo del Comune, o Palazzo del Capitano, o Palazzo degli Scaligeri e a Loggia del Consiglio.

Entretanto o dia começou a ceder lugar ao dia e ao chegar à Catedral S. Maria Matricolare (Sec. XI-XV), a luz predominante provinha da iluminação eléctrica.

Apenas nessa altura tomei consciência que não visitava Verona, num dia qualquer. Era quarta-feira de cinzas e havia uma cerimónia religiosa prestes a começar…

O deambular à descoberta da cidade de Verona, ficou assim adiado para continuar no dia seguinte…

One thought on “Verona sem tragédia

  1. Disclaimer: Dado que estamos em altura de eleiçoes, os comentários podem ser mais políticas.
    Verona e vivam os edifícios laranjas rendilhados! Tipo estratégia do PSD – imponente mas convoluta. E já agora siga para o Anfiteatro Romano…não gostei da visita em Roma ao Colisseum porque acho que está todo a cair de podre, mas este ainda tem aura heróica e está surpreendentemente conservado…dá para sentir medo andar nas entranhas escuras e a pingar e é imponente sair para a arena…falta a música do Vangelis e o Socrátes de espada em riste
    E claro, depois a loja Disney, o momento alto da visita…tipo metáfora de Portugal, vimos o Aladino e os seus desejos parecendo que tudo é possível, vimos o Woody, qual cowboy polítco ou simplesmente boy político; e a barbie, qual lili caneças com o vestido queimado à entrada da última festa (a Mattel que me perdoe que o franschising não é da Disney); e claro, saímos sem comprar nada que a dívida não dá para mais…:) venha o FMI – o fundo da macacada infantil para podermos continuar a brincadeira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s