Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Verona

Depois de um dia de visita pedonal no centro da cidade de Verona, havia algo que tinha ficado ainda com vontade de visitar.

Algo que já tinha admirado e apreciado desde o dia anterior quando tinha primeiro o avistei a partir do cimo da Arena, e que no dia seguinte tinha vislumbrado diversas vezes dado o seu destaque no cimo da colina próxima do centro histórico de Verona.

Refiro-me pois ao Santuário de Nossa de Lourdes, que se localiza na Viale dei Colli,  no número 27. As imagens seguintes, correspondentes a uma vista aérea do local, foram recolhidas da internet.

 

No início do séc. XIX, com um fervor que parecia milagroso, diferentes Famílias religiosas surgiram em Verona, uma das quais denominada “Estigmatinos” foi fundada por S. Gaspar Bertoni a 4 de Novembro de 1816.

A devoção especial a Maria levou  o Fr. Luis Fantozzi em 1908 a construir um santuário dedicado a N. S. de Lourdes, no coracao de Verona, na Piazza Cittadella. No entanto o mesmo foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. A unica pedra intocável foi a bonita estátua da Imaculada Conceição, obra do escultor Hugh Zannoni.

Quando surgiu o momento de encontrarem um novo local para a Santa Virgem Maria, a escolha recaiu sobre uma fortaleza austríaca construída em 1838 na colina de St. Leonardo, um lugar repleto de memórias tristes associadas especialmente com a Segunda Guerra Mundial (por ter sido uma prisão militar e política para muitos prisioneiros italianos). Em 1958 a fortaleza associada à guerra e à morte foi transformada em local de paz e oração.

O novo Santuário da Imaculada Conceição foi consagrado em 1964. No seu interior é possível admirar pinturas preciosas do pintor romano Aronne Del Vechio que representam o Crucifixo, o Sagrado coração, o casal sagrado Maria e José, e S. Bernardete.

A capela lateral na direita é dedicada a S. Gaspar Bertoni (1777 – 1853), fundador dos “Estigmatinos”. Ele foi considerado abençoado pelo papa Paulo YI a 1 de Novembro de 1975 e reconhecido como Santo pelo Papa João Paulo II a 1 de Novembro de 1989.

Esta é uma compilação de imagens tiradas aquando da minha visita ao Santuário.

Num dia claro e luminoso é incrível como se trata de um local privilegiado para apreciar Verona, à sua frente, na base da colina. No entanto como visitei o Santuário já ao fim do dia presenciei uma Verona iluminada em parte artificialmente pela energia eléctrica (como podem constatar pela imagem panorâmica abaixo). Não tive, por isso, o privilégio de apreciar a paisagem como o podem fazer através de aqui em 360°.

P.S.: Apesar de hoje ser dia dos enganos (ou se preferirem dia das mentiras), este artigo não pretende cometer qualquer falsidade, antes transmitir as verdades dos factos, estando livre de qualquer partida que poderia ser expectável a 1 de Abril.

4 thoughts on “Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Verona

  1. Gostei imenso de ler os 4 artigos da “Turista”, referentes à cidade de Verona.

    Os mesmos estão excelentes!

    A “Turista” narrou-os de forma detalhada, passo a passo, acompanhados com fotos muito elucidativas.

    Em síntese, tenho de admitir que, no passado, a visitei mas, afinal, não a conheci!

    Realço a foto bem conseguida do coração vermelho, tendo como contraste o verde. Adorei!

    Pela foto e pela descrição, concluí que o “Santuário de Nossa Senhora de Lourdes”, é muito similar ao “Santuário da STª Trindade de Fátima”.

    As fotos, igualmente, tiradas do topo do Santuário, ao anoitecer, não deixam de retratar uma vista panorâmica deslumbrante.

    Sou fã dos artigos da “Turista”, uma vez que aborda um tema, pelo qual sou uma apaixonada.

    Parabéns e muito obrigada!

  2. Louvores ao Fr. Luis Fantozzi por ter escolhido um sítio que permite nao só aos peregrinos devotos mas aos automóveis dos peregrinos devotos subir a encosta…não foi necessário subir 5350 degraus, mais ou menos, para chegar ao destino. E tinha um restaurante com boa pinta, mas ficará para uma próxima visita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s