Berlim – alguns edifícios religiosos

A religião é um dos pilares de qualquer país, mesmo naqueles onde a liberdade religiosa é um direito constitucional.

Assim não surpreende ninguém, que quando se visita uma cidade, umas das atracções turísticas associadas à mesma sejam os seus edifícios religiosos, muitos dos quais históricos com arquitecturas que são uma mescla de mais ou menos estilos, consoante as reformas e alterações que sofreu ao longo dos tempos. Muitos por trás das suas paredes guardam absolutas preciosidades, raridades, isto para não mencionar as suas relíquias.

Assim não posso deixar de começar por referir aqui o seu principal edifício religioso, a Catedral de Berlim.

Construída entre 1894 e 1905  sob o supervisão do arquitecto Julius Carl Raschdorf, a Catedral de Berlim foi bastante danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas em meados da década de 90 o interior foi suficientemente restaurada para realizar serviços. Do edifício da Catedral anterior  que existia no mesmo local desde 1750, apenas o altar, a fonte e dois candelabros persistem.  A cripta alberga tumulos da família Hohenzollern com 90 sarcófagos, alguns deles ricamente decorados, pertencentes a monarcas e nobres prussianos.

As fotos seguintes ilustram a Catedral de Berlim, quer o seu exterior , quer alguns pormenores do seu interior.

Mas a paisagem circundante da catedral, avistada a partir do terraço do telhado junto à cúpula, pode igualmente ser de tirar a respiração, em vários sentidos,  mesmo no literal,  para quem tem vertigens, mas vale mesmo a pena.

A Nova Sinagoga, relativamente perto da ilha dos Museus, quando foi consagrada em 1866, era a maior Sinagoga do mundo com 3,200 lugares. Hoje serve como local de adoração e de exposições.

Quando passei em frente da mesma esta encontrava-se fechada pelo que só pude apreciar o seu exterior, de que destaco a cúpula dourada, com vitrais, que mesmo à distância não passa despercebida.

Na praça Gendarmenmarkt encontram-se lado a lado nas duas extremidades da mesma, a Catedral Francesa e a Catedral Alemã, ladeando o edifício que se encontra entre ambas,  a Schauspielhaus (sala de espectáculos ou Teatro).

Estas duas Catedrais parecem gémeas de tão semelhantes entre si que os edifícios são.

A Catedral Francesa foi devastada na ultima guerra e reconstruída em 1983. Foi construída entre 1701 e 1705 para a forte comunidade de 8000 Huguenotes (protestantes franceses). Uma exposição no interior da catedral ilustra a vida desses recém-chegados à cidade. Os 70 metros de altitude da torre só foram acrescentados entre 1780-1785.

A Catedral Alemã foi construida durante o mesmo período, e não é usada actualmente como igreja, albergando uma exposição da história alemã.

Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche (Igreja Protestante Memorial de Kaiser-Wilhelm), é uma igreja com uma torre em ruínas que aponta para o céu. Construida entre 1891 e 1895 em memória do Kaiser Wilhelm (Imperador Guilherme I), foi quase completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. As autoridades da igreja decidiram deixar pelo menos a torre em pé. Junto a essa torre emblemática (símbolo e lembrança da destruição provocada pela guerra), um local moderno de adoração octagonal, de Egon Eiermann, foi erigido em 1958-1961  a partir de milhares de blocos de vidro azuis.

Adorei sobretudo o tecto do piso térreo da antiga torre, que entre outros pormenores ilustra a procissão de casamento dos príncipes de Hohenzollern, alguns monarcas importantes da Alemanha medieval, e pensadores e príncipes da Reforma. No solo deste piso térreo, encontra-se um mosaico com o Arcanjo Miguel a enfrentar um dragão.

Berlim possui naturalmente muitas outros edifícios religiosos, mas os atrás referidos são ilustrativos da diversidade que se pode encontrar.

2 thoughts on “Berlim – alguns edifícios religiosos

  1. Pingback: Berlim – vista das alturas e a ilha dos museus… « Turista Ocasional

  2. Pingback: Potsdamer Platz, Museu Judaico de Berlim e um pouco mais « Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s