Schwabach – Uma exposição do mundo… dos ovos

Ainda no rescaldo dos eventos relacionados com a Páscoa, depois de ter espreitado o site dos Mercados de Páscoa na Baviera, onde um dos eventos me deixou particularmente curiosa, ficou decidido onde queria ir. Falo de uma exposição que decorreu entre 22 e 25 de Abril no Museu da cidade de Schwabach  subordinada aos Ovos de todo o mundo (Pelo que pude perceber decorre anualmente durante o período da Páscoa).

Schwabach é uma cidade que se situa a cerca de 22 km a sudoeste do centro de Nuremberga e a 168km do centro de Munique.

Este é o edifício do museu.

Adorei a exposição e reconheço que estava muito bem estruturada e completa.

No rés do chão foi possível contactar (na  acepção de tocar) com pintainhos. Tal fez as delicias sobretudo dos mais miúdos que pegavam neles e tentavam dar-lhes mimos… mas não deve ter agradado muito aos próprios pintainhos estarem a ser o centro das atenções de mãos tão irrequietas…

Ainda no Rés-do-chão localizava-se um pequeno Bazar da Páscoa, onde inclusivamente era possível ver os artistas produzirem as suas obras de Arte, fossem ovos pintados,  decorados com aplicações ou gravados, quer placas douradas com motivos ou mesmo colares e outros acessórios pessoais.

No primeiro andar do museu era onde se localizava a exposição de ovos do mundo. Seguramente, como elucida a própria publicidade à exposição, é possível encontrar cerca de 7000 ovos de variadas espécies e origens.

Vitrines envidraçadas tornam a qualidade das fotografias sempre questionável, dado o reflexo que proporcionam. Assim as fotos obtidas não transmitem, como desejável, todo o interesse da exposição.

Ovos oriundos da China

Ovos oriundos da Asia

– Ovos oriundos da Austrália

Ovos oriundos da América

Ovos oriundos de África

Ovos oriundos da Europa Ocidental

Ovos da Alemanha

Ovos da Hungria

Ovos da Polónia

Ovos da Eslovénia e Grécia

–  Ovos da Eslováquia e República Checa

-Ovos da Roménia

-Ovos da Ucrânia

– Ovos da Rússia


– Ovo da Paz de Gorbatchow, um ovo Fabergê, como não poderia faltar numa  exposição com o tema desta.


– Ícones em ovos,
sobretudo religiosos mas não só.


– Ovos naturais,
inclusive fossilizados vestígios de ovos de dinossauro

Ovos Artísticos, Kitsch e Estranhos

Técnicas de Decoração de ovos

Neste primeiro andar também alusivo aos ovos, haviam actividades de trabalhos manuais para entreter, divertir e distrair as crianças, nomeadamente com a decoração de ovos e aplicação nos mesmos de folha de ouro.

Termino  a visita a esta exposição de ovos do Mundo, com outras obras de Ovos.

9 thoughts on “Schwabach – Uma exposição do mundo… dos ovos

  1. Que beleza de reportagem! Comprei,há uns anos atrás, numa pequena terrinha portuguesa uns ovos recobertos de crochet, feitos artesanalmente, muito engraçados. O que é preciso é imaginação e quem dê valor ao que é produzido como verdadeira arte!
    Beijinho

    • Muito Bom dia!!!

      Pois é, acho que esta exposição é um pouco tendenciosa, ou simplesmente há uma clara falta de conhecimento do que é feito também em Portugal.
      A minha costela (e o resto do corpo também) português, ressentiu-se um pouco de não ter visto qualquer referencia nesta exposição ao que existe em Portugal (que pertence à Europa Ocidental), também a este nível No que concerne à Europa há uma clara distinção entre Europa Ocidental e alguns países europeus específicos.
      Beijinho

      • Como já disse num post …………. os de cá nada fazem por cativar a arte em casca de ovos. Onde moro até me afastam não é bordado nem filigrana portanto é se posto de parte. Nem escolas nada . Recentemente enviei para tudo que é escolas, formação profissional etc . Workshops em casca de ovo e até á data nem uma unica resposta. Desculpem lá mas somos mesmo assim, como é que os outros se haveriam de se interessar se os nossos não se preocupam ?

        Adorei o post

        Carlos

      • Talvez essa seja a questão, Portugal tem tradição em algumas actividades de artesanato e não promove o desenvolvimento de outras.
        Eu admito que não conheço arte de ovos desenvolvida em Portugal, nem qualquer tradição do país em decorar a casa com motivos típicos da Páscoa. Na Alemanha por exemplo enchem-se os ramos de árvore com que se decora a casa, com ovos e outras decorações típicas.

        Folgo em saber que gostou do meu artigo.

  2. Adorei conhecer essa exposição e a reportagem que aqui apresentaste! Actualmente, com os meninos, não tenho colocado os meus “ovos”, adquiridos ou oferecidos ao longo dos anos em Praga, Budapeste, Lituânia, Polónia, Áustria etc…
    Babette

    • Bom dia Babette!!!
      Muito bem-vinda a este humilde espaço.
      Referiste algo que por acaso foi algo que estranhei um pouco na exposição. A relevância dos ovos naturais pintados, que se encontra em Salzburgo e em Viena por exemplo, verdadeiras obras de arte, pareceu-me um pouco desprezada nesta exposição. Encontrei vitrinas dedicadas exclusivamente a determinados países Europeus, mas nenhuma à Áustria, a mesma sendo englobada na vitrina denominada de Europa Ocidental.
      Beijinhos

  3. Pingback: Schwabach – a cidade do Goldschläger « Turista Ocasional

    • Espreitei o seu blog, e adorei os seus trabalhos feitos em casca de ovo.

      Quando no ano transacto visitei esta exposição de ovos do mundo, também havia lá um senhor a trabalhar os ovos ao vivo. A maioria das suas “gravuras” no ovo eram de edifícios célebres das cidades, como o coliseu de Roma ou a torre Eiffel em Paris.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s