Fleischmann no museu…

O Museu da cidade de Schwabach, no seu terceiro andar oferecia uma exposição permanente de um género em nada relacionado com o da exposição temporária descrita no artigo anterior.

Não estarei muito errada se afirmar que ao contrário da anterior, esta agradava sobretudo ao sexo masculino e fazia as delícias dos mais miúdos, antes ou mesmo depois de crescerem.

Trata-se de uma exposição de modelismo sobretudo de comboios da marca Fleischmann, mas no passado a oferta era mais diversificada.

A sede da empresa Fleischmann localiza-se em Heilsbronn, a cerca de 23 km a oeste de Schwabach.

Refiro-me assim hoje ao Museu da Fleischmann que se localiza no Museu da cidade de Schwabach.

Um reclamo luminoso assinala, por cima da porta de acesso ao terceiro andar, que estamos prestes a entrar no museu desta marca.

Os expositores com os vários artigos, elucidam a diversidade de oferta disponível e são um claro indicativo da história da companhia e do que ela já reproduziu, acompanhando a própria evolução histórica dos meios de transporte.

Com secções relacionadas com determinados marcos históricos, alude à época da II Guerra Mundial, aos Beatles e ao filme Saturday Night Fever (de 1978, com um Jon Travolta ainda muito novinho) por exemplo.

Versões mais infantis ou mais “profissionais”, mostram que o publico alvo pode ser dispar. Também foi interessante encontrar os semáforos típicos da Alemanha de Leste, com umas figuras bem mais sugestivas (e que são muito populares para quem visita Berlim ou Dresden por exemplo).

A exposição também apresenta provas de que a empresa acompanhou a evolução dos tempos e que possui versões digitais.

Os catálogos dos produtos actualmente à venda (disponíveis também em inglês) podem contribuir melhor para descobrir quais os modelos disponíveis e o que representam.

A secção de máquinas, pode nem ter nada a ver, mas a mim fez-me pensar na Revolução industrial.

Uma secção de Barcos, permite descobrir que outrora a empresa também desenvolvia modelismo nesse domínio, mas certamente decidiu mais tarde especializar-se no dos comboios e abandonar esse outro nicho de mercado.

4 thoughts on “Fleischmann no museu…

  1. Deve ser um delírio a visita deste museu para qualquer criança! Que imaginativos, estes pequenos museus temáticos. Gosto muito!
    Beijinho

    • No caso concreto foi mesmo um bónus inesperado, pois desconhecia que no museu onde havia a exposição temporária dos ovos do mundo, houvesse uma exposição temporária com esta temática. Sim o M. adorou, até porque de ovos acho que ele já tinha ficado farto depois de ver tantos… Assim enquanto eu fiquei um pouco mais no primeiro andar ele e o pai, entretiveram-se no terceiro andar até eu ir ao encontro deles.

  2. Por acaso sabe se esta exposição da Fleischmann ainda existe? Vou para a Alemanha em março de 2017 e meu avô é apaixonado por maquetas, ele tem uma. Estou tentando achar informações na internet, mas não estou encontrando nada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s