Schwabach – a cidade do Goldschläger

Schwabach é conhecida pelo seu artesanato feito de ouro, sobretudo com folhas de ouro.

Goldschläger (em português “batedor de ouro”) é o nome alemão para a profissão dos que produzem folhas de ouro, pois batem na barra de ouro até obterem folhas de um micrómetro (milionésima parte do metro) de espessura.

Não será assim surpreendente que no museu da cidade também existam referencias a esse facto.

Numa  sala parcialmente envidraçada no rés do chão, contigua ao terraço frontal do museu, encontra-se uma pequena exposição subordinada ao esse tema. Nesta sala a “peça” central, ou nuclear, é um cubo dourado gigantesco, onde é possível assistir no seu interior a sessões exemplificativas, ou workshop, sobre a  profissão do Goldschläger. Tratam-se de sessões de cerca de 1,5 hora em horários pré-estabelecidos. Não tive oportunidade de assistir a uma dessas sessões pois, quando visitei esta área do museu a sessão já estava a decorrer. Admito no entanto, que espreitei por breves segundos (não queria ser muito intrometida), para o seu interior através de uma das  janelas envidraçadas na área bordeaux.

Mas a exposição cobre outros aspectos relacionados com as várias utilizações do ouro, o seu peso, valor e outras especificidades. Também foi possível encontrar uma das guitarras douradas autografadas pelos Scorpions, que pelas notícias seriam leiloadas para uma causa de caridade em 2011 (desconheço se tal já aconteceu ou não) .

Antes de “deixar” o museu da cidade, não posso deixar de evidenciar, que mesmo na exposição dos Ovos do mundo existe uma clara referencia ao trabalho desenvolvido graças aos “Goldschläger” de Schwabach. (Por uma questão de maior facilidade, repito essa referencia na exposição, que se encontra na secção dos ovos Alemães).

Depois da visita a este museu não poderia perder a oportunidade de ficar a conhecer um pouco o centro histórico da própria cidade.

A cidade preserva traços arquitectónicos tradicionais, característicos da região, com fachadas dos edifícios com paredes entremeadas com troncos. Tal da-lhe sem dúvida bastante encanto.

A Rathaus (Câmara Municipal), é apenas um dos edifícios que preserva esse tipo de estrutura, mas com uma peculiaridade que a enobrece bastante e que a torna um dos atractivos principais em termos turísticos. Refiro-me aos telhados dourados que se encontram na mesma. (Uma curiosidade: Tal fez-me lembrar o telhado dourado, ex-libris de centro histórico de Innsbruck (Austria), apesar de este ultimo estar associado a uma maior imponência em termos de altura e à parede a que se encontra acoplado).

Como visitei a cidade ainda durante o período de Páscoa, também foi possível encontrar uma fonte na praça principal da cidade, decorada com os tradicionais ovos de Páscoa, onde a coroa estava enfeitada com ovos dourados.

Destaco igualmente no centro da cidade um ovo Gigante dourado estrategicamente colocado relativamente perto a uma pequena estatueta de uma galinha, propositadamente como escultura conjunta numa alusão à velha questão: Quem nasceu primeiro, o Ovo ou a Galinha?

Perto desta escultura conjunta, encontra-se um pequeno cubo onde é exposto o trabalho do já várias vezes aqui abordado Goldschläger.


Termino desta forma a visita à cidade de Schwabach.

4 thoughts on “Schwabach – a cidade do Goldschläger

  1. Que cidade interessante. Não a conheço, mas adoro descobrir novos caminhos. Já fica anotado.
    Adorei o museu e, especialmente, a coleção de ovos. Tenho vários que trago das minhas andanças pelo mundo.
    Obrigada por compartilhar.
    Tenha um ótimo fim de semana.

    • Eu também não conhecia, e fiquei agradavelmente surpreendida com o que descobri.
      Sim eu também já tenho alguns ovos de alguns locais que visitei, mas admito que o meu foco de atenção é mais vocacionado para decorações de árvore de natal (em rosa, claro).
      Um óptimo fim-de-semana para si também.

  2. Olá querida amiga, desculpe-me minha ausencia estas semanas, estava viajando com minha família. Estava com saudades de suas lindas postagens, sempre tao perfeitas nas descriçoes!!!
    Beijos e uma ótima semana.

    • Óptimo voltar a recebe-la por aqui. Quanto a mim estava era curiosa para saber por onde andou durante as suas férias de Páscoa. Espero que tenha aproveitado imenso e que tenha trazido na “bagagem” muitos artigos maravilhosos de lugares fantásticos.
      Beijinhos e óptima semana para si também

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s