Schleißheim – Palácios e Parque

O complexo de edifícios do Schleißheim, alberga o Palácio Novo, o Velho e o Palácio Lustheim. Quando  visitei esta vasta área senti-me mais atraída por visitar os seus parques que o interior destes Palácios. Talvez em outra oportunidade o faça.

Localiza-se em Oberschleißheim,  a norte da cidade de Munique (a cerca de 23 km do centro desta).

Esta é a planta do complexo de edifícios e Parque de Schleißheim (se clicar na imagem abaixo entra no site oficial, mais concretamente no pdf correspondente a esta planta) .

O complexo de palácios do Schleißheim foi fundado pelo duque Wilhelm V da Baviera (1548-1626), que em 1597 comprou a isolada fazenda pantanosa Schleißheim com a sua Capela de Santa Margarida por uma avultada quantia de dinheiro ao capítulo da catedral de Freising.

O duque Wilhelm V cedo renunciou ao esplendor da vida na corte, dedicando-se  à meditação religiosa e em 1598, abdicou a favor de seu enérgico filho Maximilian.  A fundação de Schleißheim reflectiu a sua inclinação pessoal pela contemplação piedosa. Ele não tinha qualquer intenção de alterar  o estatuto da propriedade como fazenda, e poucas alterações em termos de edifícios fez à mesma. No entanto a propriedade agrícola revelou-se bastante lucrativa com a produção de cerveja e queijo, e o seu filho Maximilian atraído pelos lucros adquiriu o complexo ao seu pai em 1616 em troca de uma renda vitalícia.

Em 1617 o Duque Maximilian começa a transformação da mansão de seu pai num palácio projectado por Heinrich Schön, o Velho, o actual Palácio Velho (1). Uma grande percentagem do mesmo foi destruído durante a II Guerra Mundial, mas foi reconstruído segundo a sua forma original, sendo ainda o melhor exemplo de um Palácio de Campo no estilo arquitectónico de villa de Veneto, na Alta Itália.

Com o reinado do Eleitor Max Emanuel 1680-1726, começou um novo capítulo. Sob o seu comando o magnífico assento rural do seu antecessor, centrado no Velho Palácio,  tornou-se uma residência luxuosa que reflecte o espírito do absolutismo.

Ele começou no fim do século XVII, a construção do Lustheim (10) com os seus dois pavilhões, um perfeito exemplo de um “casino” alemão no estilo italiano. Foi o primeiro edifício secular a norte dos Alpes, a ser decorado com grandes frescos nos tectos, anunciando uma nova tendência.

Com o plano das suas salas, o monumental Palácio Novo (2),  foi construído depois de 1700 sendo  um dos melhores exemplos de um palácio residencial europeu.

O Parque de Schleißheim foi projectado em alinhamento estrito entre o  Lustheim e o Palácio Novo sendo um dos mais importantes jardins barrocos da Europa. Inicialmente foi influenciado pelos projectos de jardim holandês,  e posteriormente, alargado pelo perito de jardins francês e engenheiro de obras hidráulicas Dominique Gerard no estilo de jardim barroco francês. Com parterres bordados (3), piscinas, fontes e cascatas (4), ele criou um design único, cujas características básicas se mantiveram inalteradas. ” (tradução  livre e com adaptações daqui)



Sem duvida, uma área vasta e com vários locais de interesse.

A parte frontal do Palácio Novo é bastante  interessante, assim como o facto de estar voltado para o longo parque com o Canal Central (7) e o Lustheim ao fundo.


2 thoughts on “Schleißheim – Palácios e Parque

    • Eu diria que a Alemanha tem bastantes palácios, e todos muito bem cuidados e interessantes para visitar.
      Sobretudo acho impressionante as preocupações de preservação que procuram manter, e que por vezes não acontece em outros países. Ainda mais atendendo ao estado de devastação do país pós segunda guerra mundial (que implicou em muitos casos a reconstrução dos edifícios mas procurando manter a traça original)

      Beijinhos e um óptimo fim-de-semana para si também

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s