Principais edifícios da Administração Pública em Munique

Todas as cidades, vilas, freguesias e mesmo aldeias possuem um edifício de administração publica onde decisões de âmbito do interesse publico são tomadas. Sejam decisões de âmbito local, regional, ou nacional.

A Alemanha é uma republica federal, possuindo 16 estados com autonomia governativa. Um desses estados é a Baviera cuja capital é Munique.

Este preâmbulo serve apenas para explicar que Munique possui edifícios de administração publica não apenas circunspectos ao poder local, como o correspondente a Câmara Municipal (em Alemão Rathaus), mas também edifícios da administração estadual.

Para uma mais fácil localização dos três edifícios alvo do artigo de hoje, o mapa seguinte assinala os mesmos através dos seus logótipos representativos.

A Rathaus de Munique localiza-se no centro do centro histórico da cidade e o seu edifício não deixa indiferente ninguém no centro de Marienplatz. Por sua vez o seu relógio de carrilhão, faz parar quem esteja em Marienplatz durante o período que sai de letargia (às 11h, 12h e 17h, durante cerca de 15 minutos). Este carrilhão possui 43 sinos e 32 figuras de tamanho real. A metade superior conta a história do casamento do Duque Wilhelm V com Renata de Lorraine. Em homenagem ao feliz casal uma justa entre cavaleiros em tamanho real a cavalo representando a Baviera (em branco e azul) e Lorena (Lorraine) (em vermelho e branco). O cavaleiro da Baviera vence sempre. Na metade inferior e segunda história, é apresentada a Schäfflerstanz (dança popular em que os pares dançam segurando uns arcos, do género das marchas populares de Lisboa durante os festejos de Santo António).


O segundo edifício de extrema relevância é o acento do Parlamento do Estado da Baviera – o  Maximilianeum, que com a sua posição cimeira em Maximilianstraße possui uma imponência inigualável.

Em contrapartida a Bayerische Staatskanzlei (Chancelaria do Estado da Baviera e Ministérios do Estado da Baviera, ou seja, onde se encontra o Governo do Estado da Baviera) numa das extremidades do Hofgarten tem uma aspecto encantador com o edifício parcialmente envidraçado numa feliz combinação entre o novo e o antigo.


4 thoughts on “Principais edifícios da Administração Pública em Munique

  1. Pois todas as terras têm de facto um edifício da administração pública…parece erva daninha que cresce…quanto a serem tomadas decisões de interesse, já não tenho a certeza e às vezes nem são públicas as decisões. Mas enfim.
    De facto a estufa gigante, também conhecida como Chancelaria é um edíficio muito belo. E concerteza que têm uma boa colheita de ananazes ou mangas para entreter os que lá precisam de ir.

  2. Pingback: Hofgarten em Munique « Turista Ocasional

  3. Pingback: Dallmayr – muito mais que uma luxuosa “délicatesse” « Turista Ocasional

  4. Pingback: St Michael Kirche – igreja jesuita de Munique « Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s