Frauenkirche em Munique

Depois de uma pequena igreja absolutamente incrível e singular, não posso deixar  de referir a principal igreja de Munique.

Trata-se da Catedral de Munique, a Catedral da Nossa Senhora Bendita (Dom zu unserer lieben Frau). Serve como Catedral da Arquidiocese de Munique e Freising e assento do seu Arcebispo.

É um marco da cidade e considerado um símbolo da capital de Baviera.

Localiza-se no centro histórico de Munique a alguns metros de Marienplatz.

As suas torres são visíveis, sensivelmente, de qualquer ponto da cidade, dados os limites em termos de ordenamento, que a administração  estabeleceu de 109m, como altura máxima dos edifícios, permitida no centro da cidade. Tal limitação foi alargada provisoriamente em 2004 à restante cidade, mantendo-se até ao presente (apenas o edifício da O2 escapou a essa limitação, ou talvez consequência dele, é que essa limitação foi imposta à restante cidade).

Assim, em contrapartida, como é possível subir à torre sul da catedral (alguns lanços por escadas e depois através de elevador) da mesma tem-se uma vista privilegiada sobre o centro da cidade e arredores, e num dia verdadeiramente limpo talvez mesmo dos Alpes.

Esta é a imagem da torre norte da catedral, avistada da torre sul.

E estas, algumas das vistas panorâmicas possíveis de encontrar se se chegar ao topo da torre sul.


A Frauenkirche foi construída em tijolo vermelho no estilo Gótico tardio em apenas 20 anos (entre 1468 e 1488). Mas as torres que a tornaram um ex-libris da cidade apenas foram acrescentadas em 1525. O edifício foi projectado bastante amplo e claro sem ricos ornamentos góticos.

Assim quem visita o interior desta catedral, a sua primeira impressão talvez seja a de se tratar de uma igreja imensa, com um pé direito elevadíssimo, mas bastante despida, pelo menos para os padrões que talvez fossem esperados.

Para uma melhor noção do quão imensa é a igreja, basta imaginar que esta pode albergar no seu interior cerca de 20.000 pessoas, e que o “salão” da igreja é dos maiores do Sul da Alemanha.

Por outro lado convém não  descurar o facto dela ter sido alvo de bombardeamentos das forças aliadas durante a segunda guerra mundial, o que a deixou bastante devastada.

No seu interior destaco os seus coloridos vitrais, e alguns elementos isolados, que parecem resultar de uma mistura de vários estilos, por certo alguns dos quais recuperados dos destroços pós bombardeamentos e outros acrescentados mais tarde.

As imagens seguintes ilustram alguns dos pormenores do interior da catedral bem como da sua fachada exterior.

Na compilação de fotos, o túmulo monumento é do Imperador Ludwigs IV da Baviera (1281-1347)  feito por Hans Krumpper em 1622.

5 thoughts on “Frauenkirche em Munique

  1. AO VER ESTAS IMAGENS RECORDEI QUANDO SUBI À TORRE E VI AS VARIAS PAISAGENS QUE SE DESFRUTAVAM DE LÁ.
    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE QUE ME É DADA DE PODER REVER E RECORDAR ESTAS E OUTRAS PAISAGENS, QUER DO EXTERIOR COMO DO INTERIOR DESTA IGREJA NO CENTRO DE MUNIQUE.
    BEIJOS

  2. Pingback: Igreja da Santíssima Trindade – Munique « Turista Ocasional

  3. Pingback: Bürgersaalkirche – a igreja Salão dos Cidadãos « Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s