Igreja da Santíssima Trindade – Munique

Admito, nem todos os artigos podem ser acerca de algo que seja a atracção principal de um local.

A igreja da Santíssima Trindade (Dreifaltigkeitskirche), é uma igreja pequena, localizada em uma das estradas secundárias do centro da cidade. Passei por ela por mero acaso e a curiosidade fez-me entrar.

No mapa seguinte é possível encontrar a localização desta igreja (Pacellistraße 6) bem como a da catedral e da igreja referidas nos artigos anteriores, para haver uma noção espacial relativa.

Esta Igreja da Santíssima Trindade é uma igreja votiva edificada no estilo Barroco Bávaro de acordo com planos de Giovanni Antonio Viscardi entre 1711 e 1718. É uma igreja mosteiro das Carmelitas e uma igreja da metrópole paroquial de Nossa Senhora. Durante a segunda guerra mundial, esta foi a única igreja do centro de Munique que foi poupada pela destruição provocada pelas bombas.

Durante a Guerra de Sucessão espanhola (1701-14) a filha de um camareiro de Munique, Anna Maria Lindmayr teve uma visão: apenas se a nobreza e os cidadãos se comprometessem a construir uma igreja, Munique seria poupada ao fogo e à destruição aplicada pelo exercito austríaco. A pedra de fundacao da igreja foi colocada em 1711, projectada por Giovanni Antonio Viscardi. A combinação da área central da igreja e do longo braço lateral norte que contem o coro, teve uma profunda influencia na arquitectura das igrejas do estilo Barroco Bávaro.

A promessa foi mantida (devido à profecia Anna Maria Lindmayr) e as pessoas tiveram esperança de serem poupadas pelos austríacos durante a Guerra de Sucessão espanhola.

A igreja possui obras importantes de Cosmas Damian Asam (pinturas do tecto), Joseph Ruffini, Andreas Faistenberger, Johann Baptist Straub e Johann Georg Baader as quais podem ser admiradas no seu interior.

2 thoughts on “Igreja da Santíssima Trindade – Munique

  1. Pingback: Bürgersaalkirche – a igreja Salão dos Cidadãos « Turista Ocasional

  2. Pingback: A Igreja Heilig Geist de Munique | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s