Capelas na München Residenz

A Residência de Munique alberga no seu interior duas capelas.

A Hofkapelle – Capela da Corte foi edificada como parte integrante de uma remodelação de grande escala e expansão da Residência realizada pelo Duque Maximilian I, nos primeiros anos do século XVII. O coro não foi concluído até 1630.

O Duque Maximilian I assistia à missa todos os dias nesta capela. Enquanto os membros da corte ocupavam a área inferior da capela, o duque e sua família sentavam-se na galeria (área superior da capela), à qual acediam facilmente dos seus apartamentos.

As fotos seguintes foram tiradas justamente da galeria.

A Hofkapelle é dedicada à Virgem da Imaculada Conceição. Provavelmente uma escolha do próprio Maximilian, pois ele já tinha adoptado previamente a Virgem Maria como a santa patrona da dinastia Wittelsbach e da Baviera.

O magnifico altar mor, provavelmente projectado por Hans Krumper, também se foca na Virgem Maria. O quadro principal foi criado por Hans Werl em 1600 e mostra a Virgem entronizada em glória rodeada por nuvens com anjos. No topo do quadro encontra-se representada a Santíssima Trindade.

No entanto é a Reiche Kapelle – Capela ornamentada, que por todo o seu esplendor e riqueza me deixou verdadeiramente surpreendida.

A Reiche Kapelle foi benzida em 1607. Tratava-se do lugar de culto privado do Duque Maximilian I e de sua esposa e foi aqui que se manteve a sua preciosa colecção de relíquias.Porque os santos associados e essas relíquias acreditava-se que intercediam entre os seres humanos e Deus, os poderes milagrosos atribuídos às relíquias fizeram com esta Capela fosse o centro espiritual de toda a Residência.

Assim, dada a sua excepcional importância, a capela foi mobilada e decorada com especial magnificência. O chão foi pavimentado com mármore colorido e outras pedras de valor. Enquanto o tecto foi decorado com relevos dourados sobre um fundo azul semelhante a lápis-lazúli. No centro do tecto existe uma abertura com vitrais. As paredes foram revestidas com painéis de estuque de cor polida para se assemelharem ao mármore, um material chamado “scagliola“.

As imagens recolhidas durante a minha visita, poderão falar melhor por si mesmas, e ilustram o que acabou de ser referido.

Advertisements

2 thoughts on “Capelas na München Residenz

    • Bom dia!!!

      Posso dizer que sou suspeita para emitir uma opinião imparcial, mas efectivamente considero que Munique tem bastante para visitar e que é uma cidade muito interessante para conhecer.
      Beijinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s