Odeonplatz – Munique

Odeonplatz é uma bonita praça rodeada pelo Feldherrnhalle (1 – Salão dos Marechais de Campo, uma loggia monumental) , a Theatinerkirche (2 – Igreja Theatiner) e o Hofgarten (3– antigo jardim da corte). Desta praça, a Ludwigstrasse (4 – Estrada Ludwig), uma das estradas mais monumentais da cidade, leva-nos até ao Siegestor (5), um grande arco do triunfo.

Esta é a sua localização relativa bem como dos edifícios/locais atrás mencionados.

Odeonplatz  foi assim denominada depois de Odeon, uma grande sala de concertos ter sido construída entre 1826 e 1828 por Leo von Klenze. A sala foi gravemente destruída por um ataque aéreo em 1944. Depois da guerra o edifício foi transformado num edifício governamental.

O Feldherrnhalle foi construído entre 1841 e 1844, no local onde anteriormente se localizava uma das portas da cidade, a Schwabinger Tor. A mando do rei Ludwig I, o arquitecto Friedrich von Gartner projectou esta loggia aberta (semelhante a uma colunata)  depois da Loggia dei Lanzi, em Florença.

Construído como um tributo ao exército da Baviera que lutou na guerra franco-prussiana. A estrutura de 20 metros de altura possui estátuas de bronze de alguns dos mais importantes generais da Baviera, Johann t’Serclaes conde de Tilly (1559-1632) e o Marechal Karl Philipp Josef Wrede (1767-1838). As estátuas foram desenhadas com a ajuda do artista alemão Ludwig Schwanthaler. Dois leões ladeiam a escadaria. Foram esculpidos por Wilhelm Ruemann em 1906. A escultura no centro da Loggia representa o exercito da Baviera e foi criada em 1899 por Ferdinand von Miller, o novo, filho do construtor da grande estátua da Baviera no Ruhmeshalle (em Theresienwiese, onde se realiza o Oktoberfest).

7 thoughts on “Odeonplatz – Munique

    • Muito obrigada pela sua visita e comentário tão gentil. Uma óptima semana para si também.
      Concordo plenamente consigo, Munique é um paraíso para o Turista, pois tem muitos locais para conhecer, e por mais que se conheça, parece que há sempre muito mais que ainda está por conhecer e nos surpreender.
      Beijinhos

  1. Nossa, faz muito tempo que ão vou a Munique. Ao olhar as fotos até achei que eu estivesse equivocada e que estivesse vendo fotos de Florença. Então, li o post todo para me situar melhor. Muito legal.
    Bj
    Claudia

    • É natural que se tenha sentido em Florença e não em Munique com as imagens deste artigo, pois efectivamente a influencia arquitectónica italiana é bastante forte em alguns locais de Munique, e Odeonplatz é um desses casos. Para agravar esse facto, eu efectivamente coloquei uma imagem que tirei em Florença, para ilustrar a efectiva semelhança entre o Feldherrnhalle e a Loggia dei Lanzi, em Florença.

      Muito obrigada pela sua visita
      Beijinhos e óptima semana

  2. Pingback: Em Odeonplatz – Theatinerkirche « Turista Ocasional

  3. Pingback: Hofgarten em Munique « Turista Ocasional

  4. Pingback: Dallmayr – muito mais que uma luxuosa “délicatesse” « Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s