Em Odeonplatz – Theatinerkirche

A Theatinerkirche (Igreja Theatiner) encontra-se sensivelmente na extremidade da estrada com o mesmo nome (a Theatinerstraße), que já foi mencionada aqui quando abordei a confeitaria MAELU, a Wörner’s ou as lojas de Museu Cedon.

Tal como mencionado no artigo anterior, fica localizada em Odeonplatz, bastante próxima do Feldherrnhalle.

Trata-se de uma igreja que, quando visitei o seu interior pela primeira vez, fiquei verdadeiramente surpreendida pela clara predominância do branco, em contraste com o amarelo do seu exterior.

A fachada amarela introduz uma lufada italiana em Munique. Henriette Adelaide de Savoy, esposa do Eleitor Ferdinand Maria, doou esta igreja à Ordem Italiana dos Teatinos em gratitude pelo nascimento do seu filho e herdeiro do trono, durante muito tempo aguardado, o Príncipe Max Emanuel. (Este filho foi realmente bastante aguardado a tal ponto de já ter referido esse facto quando mencionei o Palácio de Nymphenburgo).

A igreja foi construida no estilo barroco e completada em 1688 pelo mestres Spinelli e Zucalli, tendo adquirido uns retoques no estilo Rococo pelos Cuvillies, pai e filho, em 1768. O doador nao viveu tempo suficiente para ver a igreja concluída. O seu interior é inesperado para uma igreja da Baviera. É monumental e cheio de pathos do sul, dominado pelos trabalhos de estuque branco dos mestres italianos Moretti, Brenni e Perti. O altar-mor da igreja cujas figuras da gablete representam os dignitários da Casa de Savoy, dão maior evidencia à influencia italiana.

Vários membros da Casa de Wittelsbach foram sepultados no sepulcro real entre os quais o eleitor Ferdinand Maria e a sua esposa Henriette Adelaide de Savoy, o seu filho Max Emanuel, o Eleitor Karl Theodor, o Imperador Karl VII, o Rei Max I e o Rei Otto da Grécia bem como o Príncipe Regente Luitpold.

Estas são algumas imagens do interior da Theatinerkirche.

Saliento ainda que numa espécie de antecâmara da igreja, é possível apreciar uma passagem da vida de Jesus, relacionada com um dos seus milagres, o da cura de um leproso.

Cura do Leproso

Anúncios

4 thoughts on “Em Odeonplatz – Theatinerkirche

  1. Que lindas colunas que a igreja tem, presumo que sejam em mármore. E aquilo que me parecia ser um presépio é, segundo entendi, uma cena da vida de Jesus ( um milagre).
    Beijinho.

    • Bom dia!
      Não, as colunas não são em mármore. No interior da igreja a predominância é o estuque branco, o mesmo se aplicando no caso das colunas. Ao contrário do que acontece em Portugal, na Alemanha não é tão usual encontrar mármore na decoração das Igrejas, embora em alguns casos as pinturas e materiais escolhidos procurem imitar o mármore.

      Sim, é usual encontrar nas igrejas um presépio, mas muitas igrejas por aqui optam por ilustrar outras passagens da vida de Jesus, como é este o caso.

      Beijinho

  2. Pingback: Bürgersaalkirche – a igreja Salão dos Cidadãos « Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s