Bürgersaalkirche – a igreja Salão dos Cidadãos

A igreja de Munique conhecida como  “Bürgersaalkirche” desde a consagração do altar em 13 de maio de 1778, é a sala de oração e de encontro da Congregação da “Anunciação” dos Homens Marianos em Munique.

O mapa seguinte ilustra a sua localização no centro da cidade de Munique, tendo com referencial as restantes igrejas abordadas anteriormente aqui (Asamkirche, Igreja da Santíssima Trindade, Frauenkirche, Theatinerkirche)

O edifício foi construído entre 1709-1710 de acordo com os planos de Giovanni Antonio Viscardi e desde 1778 o salão é usado como uma igreja.

Depois do antigo salão se ter tornado demasiado pequeno, os membros da Congregação dos Padres Marianos decidiu construir um novo edifício em 1610.

O edifício não se destinava inicialmente para o culto. Por esse motivo foi construído próximo do convento jesuíta de St. Michael (S. Miguel). Os jesuítas possuíam a liderança pastoral. Durante a construção da “Burgersaal” esta foi financiada privadamente pela congregação dos Padres Marianos.

Durante a segunda Guerra Mundial, bombardeamentos aéreos destruíram completamente o edifício, e só permaneceu intacta a sua fachada principal.


A fachada seguiu a estrutura interior, que possui uma subdivisão entre uma igreja no nível superior (equivalente a um primeiro andar) e uma cripta (situada no rés do chão).

Estas são as primeiras imagens depois de se passar a entrada principal da igreja, e depois de dar alguns passos em frente (onde se localizam os livros, livretes da igreja, da congregação e do fundador da mesma, e prospectos religiosos).

É justamente esta estrutura tão peculiar o que mais me atrai nesta igreja, pois foi a primeira vez que encontrei uma igreja que se localizasse no primeiro andar de um edifício.

As escadas para o andar da igreja derivam da “Burgersaal” antes da sua destruição.

Apenas a pintura do tecto “Assumpção”  de Martin Knoller (de 1773-74) não foi reconstruida. A concepção global é de Johann Andreas Wolff.

A igreja com o seu tecto plano, foi outro dos pormenores que realça imediatamente ainda quando se está a subir as escadas que permitem aceder ao andar da igreja. O colorido do tecto e da parede com um colorido a imitar mármore a debruar os temas principais das pinturas, transmitem um ambiente bastante “alegre”, cheio e acolhedor a toda a igreja.  Se o tecto e as paredes são bastante interessantes, ao deparar-mo-nos com o seu altar mor, o mesmo numa feliz combinação entre o dourado e o prateado, não deixa ninguém indiferente (pelo menos eu considero-o magnífico).

Não resisto igualmente a evidenciar alguns pormenores do tecto, centrados em Nossa Senhora Regina.

O andar inferior à igreja traduz-se num espaço com três corredores (dois laterais que circundam em “U” o central) que resulta da conversão da tipografia da Congregação para uma cripta. Na Cripta  o Bendito Rupert Mayer, fundador da Congregação encontra-se sepultado.

Na cripta nunca me canso de admirar as estátuas da via sacra em tamanho real, que se encontram nos seus corredores laterais.


Em substituição de um presépio, é possível admirar neste andar inferior (rés-do-chão) representação iluminada da Bíblia, associada a uma aparição de Cristo aquando da sua ressurreição.

12 thoughts on “Bürgersaalkirche – a igreja Salão dos Cidadãos

  1. Muito Obrigada.

    Cada igreja tem as suas peculiaridades e motivos de interesse.
    No entanto, tal como descrevi no artigo, acho particularmente curioso o facto que esta igreja não ter sido inicialmente construída para ser uma igreja, antes resultado de uma conversão posterior, o que contribuiu para a localização peculiar da igreja num primeiro andar.

    Uma óptima semana para si também.
    beijinhos

  2. Verdadeiramente invulgar, o local da igreja. Também apreciei mais um “não-presépio”, com cenas da vida de Cristo.
    Um beijinho e uma boa semana.

    • Sim , é realmente invulgar o local da igreja. Reconheço que não é das igrejas mais turísticas de Munique, apesar de se localizar em uma das estradas pedonais mais centrais da centro histórico de Munique (desculpando o pleonasmo), mas a concorrência muito próxima de outras igrejas mais conceituadas retira-lhe um certo protagonismo.
      No entanto é justamente o aspecto original desta igreja o que mais me atrai na mesma.
      Beijinhos e boa semana

  3. Muito original e interessante essa igreja. Cada igreja tem suas peculiaridades. Pena, os bombardeios nos períodos de guerra que muitas vezes machucavam e até destruíam obras lindas.
    Tenha uma ótima semana.
    Claudia

    • Pois… efectivamente a segunda guerra mundial provocou muitos danos materiais além de todos os danos pessoais e emocionais.
      Mas o incrível mesmo é que ao contrário do que se encontra em outros locais, cujos danos materiais não são reparados e os edifícios permanecem em ruínas, na Alemanha houve uma clara preocupação e efectivo interesse para devolver aos locais todo o “glamour”, rigor e história que possuíam antes de terem sido submetidos a tantas atrocidades.

      Muito obrigada pela sua visita e uma óptima semana para si também.

  4. Pingback: St Michael Kirche – igreja jesuita de Munique « Turista Ocasional

    • É muito agradável quando algo que fazemos com prazer é apreciado por outros.
      Eu efectivamente acho esta igreja muito interessante, pelos motivos que já apresentei, quer no artigo quer nos comentários ao mesmo.
      Muito obrigada pelos elogios que aqui deixou a este meu artigo.
      Suponho que serei eu a ter muito a aprender consigo.
      Mas é um facto que estamos continuamente a aprender e que os conhecimentos adquiridos, são uma riqueza incomensurável que ninguém é capaz de nos roubar, tal como a liberdade de pensamento que ninguém nos pode refrear.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s