Hamburgo – outros símbolos da cidade

Uma das primeiras imagens que encontrei ao visitar esta cidade portuária é simultaneamente um símbolo da mesma.

Figuras de Hans Hummel  de 1,82m de altura e com um peso de 240kg feitas de plástico reforçado com fibras de vidro, adornam vários locais da cidade entre Haupbahnhof (estação central de comboios) e Alter Wall.

A característica figura de Hamburgo é usada como publicidade da sua cidade natal. 43 bancos, companhias de seguros e comerciantes da cidade Hanseática facultaram patrocínios para a figura. Cada figura foi projectada individualmente por um artista. Segundo Henning Albers, chefe da Gestão  Municipal e autor da ideia, a figura permitiu “Um enriquecimento da cidade”, e patrocina 15 das figuras.

As figuras não se destinam apenas a tornar o centro da cidade mais colorido e atraente para os compradores e turistas, mas também servem um bom propósito.

O verdadeiro nome do Hans Hummel é Johann Wilhelm Bentz, um cidadão de Hamburgo – Neustadt  (cidade nova) que nasceu a 21 de Janeiro de 1787, residia na Große Drehbahn. 36 e que morreu a 15 de Março de 1854.

Ele trabalhava como transportador de água e era um homem rabugento pelo que segundo a tradição, as crianças brincavam com o seu apelido gritando “Hummel Hummel”, ao que ele respondia com “Mors Mors”, no dialecto local como forma curta de „klei di an’n mors“ (“coça o meu traseiro “). Foi essa a origem da saudação típica de Hamburgo “Hummel, Hummel – Mors, Mors”.

O imponente edifício da Câmara Municipal de Hamburgo – Rathaus, também não pode ser descurado pelo que representa na cidade. O edifício no entanto não é tão antigo quanto possa parecer. A Rathaus é onde se encontra o concelho da cidade e o Senado.

A construção de arenito é bastante impressionante. Este edifício de estilo Renascentista do Norte foi construído entre 1886-1897 e contém 647 quartos extremamente bem decorados.

Depois da antiga camara municipal ter sido destruída pelo fogo de 1842, foram necessários 44 anos para construir a nova. O actual edifício foi projectado por 7 arquitectos, liderados por Martin Haller. A construção começou em 1886 e a inauguração da nova Rathaus, foi em 1897. Custou 11 milhões de marcos de ouro alemães , cerca de 80 milhões de euros.

Apenas em 1971 foi descoberto um quarto na torre por mero acaso, quando procuravam um documento que tinha caído por trás de um armário de arquivos. Por esse motivo é poss«ivel que hajam mais do que os 647 quartos conhecidos actualmente.

As fotos da mesma foram tiradas durante o percurso entre o lago Binnenalster a praça da Rathaus, propriamente, junto ao canal.

Mas uma visita a Hamburgo tem que passar por outro dos seus marcos ou símbolos, o lago Binnenalster para apreciar das margens do mesmo ou através de um passeio de barco a paisagem que o circunda.

Eu apreciei a paisagem ao início do dia e ao fim do mesmo, neste ultimo caso enquanto saboreava uma óptima refeição em um dos restaurantes flutuantes do lago.

Hamburgo tem muitos outros marcos e edifícios que constituem a história desta bastante interessante cidade, alguns dos quais conheci e outros que ficaram para outra oportunidade…

Mas apenas um local da lista dos “must do”, gostaria de ter conhecido de perto e de assistir no mesmo a um musical, mas tal não se tornou verosímel. O Teatro no Hafen de Hamburgo alberga musicais da Disney como  “Tarzan” e o “Rei Leão”  e o musical “Do cabaret para o convento“. Apesar de os dois primeiros abordarem temas de filmes infantis, mesmo assim, era bastante precoce para o meu acompanhante de palmo e meio assistir.

Assim… ficou apenas a oportunidade de ter passado relativamente perto do Teatro aquando do passeio de barco no Hafen.

6 thoughts on “Hamburgo – outros símbolos da cidade

  1. Adorei conhecer o aguadeiro mais famoso de Hamburgo!
    Desconhecia. Nas cidades portuguesas mais importantes, nomeadamente Lisboa, esta figura típica era vulgar,para que os transeuntes,antes da abertura dos cafés e afins, pudessem matar a sede. Nesta profissão
    havia homens e mulheres. A famosa “tricana” de Coimbra também podia desempenhar essa profissão…
    Qualquer comunidade humana, urbana ou rural, só funciona com todos, pobres e ricos, nobres e plebeus.
    Beijinhos

    • Eu achei sobretudo curioso, terem escolhido uma pessoa e a sua profissão para servir como símbolo/ figura da cidade.

      Em Berlim por exemplo não faltam os ursos coloridos a decorar vários locais da cidade, ou o urso de Peluche em Giegen an der Brenz, e o mesmo se passa por exemplo com a figura do Leão em Munique.

      O transportador de água é sem dúvida uma das profissões típicas de outrora, mas que caiu em desuso com os tempos modernos.

      Obrigada pelos seus esclarecimentos adicionais sobre essa profissão e o seu contexto português.

      Beijinho

  2. Viva a nova imagem deste espaço. Penso que a Turista Ocasional é muito organizada por conseguir organizar os seus tempos lúdicos assim tão bem. Quem fica a ganhar é a família e os que por aqui passam. Não imaginava que Hamburgo albergava tantas estátuas desta popular figura. Boa ideia para dar colorido a uma cidade. Olhe o Porto, bem precisava de uma figurinha assim. Não que me ocorra nenhuma em particular, mas porque não um cálice de Porto em tamanho grande, com as várias tonalidades?
    Beijinho

    • Há alturas em que uma mudança é mesmo necessária, mesmo que seja de pequeno impacto e dimensão.

      Quanto a ser organizada, admito que há domínios em que gostaria de ser bastante mais.

      Gostei bastante da sua ideia. Um cálice ou uma garrafa de Vinho do Porto em tamanho gigante, seriam sem dúvida um símbolo adequado para colorir a cidade. A questão que se poderia colocar é qual das margens do Rio Douro, a direita ou a esquerda teria mais direito a apropriar-se desse símbolo. E entre Porto e Gaia, já todos conhecemos as rivalidades de estimação.

      Beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s