Catedral de Almudena, em Madrid claro

Depois de já ter escrito acerca de diversas igrejas, sobretudo de Munique, não poderia deixar de mencionar em Madrid, a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena (1).

Com uma localização privilegiada no centro da capital espanhola, é sem dúvida um local que indiscutivelmente deve ser visitado durante umas férias em Madrid.

Foi o que eu fiz, num escaldante dia quente de Verão, algo frequente durante esta altura do ano no centro da península ibérica.

A Catedral, localizada na Calle de Bailén, destaca-se numa área verdejante da cidade, próximo de alguns dos parques da cidade como o grande Campo del Moro, o Parque de la Cuesta de la Vega, e Jardins Lepanto. Em frente à sua fachada principal encontra-se o Palácio Real de Madrid (2).

A Catedral foi construída em fins do século XIX e século XX, o que para os padrões Europeus é considerado uma construção muito recente. Assim o seu design tradicional subsiste com o moderno reflectindo a sua juventude.

O local onde a Catedral se encontra, foi originalmente ocupado pela primeira mesquita de Madrid e depois por uma igreja dedicada a um dos santos patronos da cidade, a Santa Maria de Almudena.

Os planos para uma grande nova igreja começaram no século XVI, depois do Rei Filipe II ter feito de Madrid a capital de Espanha. No entanto, a construção foi constantemente adiada devido a várias questões políticas e à oposição da poderosa arquidiocese de Toledo (anterior capital de Espanha).

Finalmente em 1868, Madrid recebeu permissão de Toledo para construir uma nova igreja dedicada à Virgem de Almudena. A construção começou em 1883 baseada no estilo Neo-Gótico. A primeira parte a ser completada foi a cripta, que contem uma imagem do século XVI, da patrona de Madrid, a Virgem de Almudena.

Um ano mais tarde, em 1884, o Papa Leo XIII, criou a Diocese de Madrid, dando um bispo à cidade, e elevando o estatuto da nova Igreja de Almudena a catedral. Os planos do edifício foram actualizados reflectindo o seu novo estatuto.

A construção da Catedral progrediu lentamente e durante a guerra civil dos anos 30 parou por completo. O processo de construção recomeçou em 1944, quando o novo arquitecto introduziu o estilo Neoclássico que combinava com o do Palácio Real, seu vizinho do lado.

A Catedral de Almudena foi completada em 1993 e consagrada pelo Papa João Paulo II nesse mesmo ano. A estátua do Papa em frente à catedral comemora essa ocasião.

A Catedral foi alvo de um grande acontecimento mediático recente, com o sumptuoso casamento do Príncipe Filipe com Dona Letizia em Maio de 2004, o primeiro evento real em quase um século.

As imagens seguintes mostram um pouco do interior da catedral.

Pormenores do retábulo com estátua de Nossa Senhora com o menino ao colo, e a vista da igreja a partir deste retábulo, constituem a compilação de imagens seguintes.

Pormenores de duas das portas exteriores que achei absolutamente fantásticas.

Os horários de abertura da Catedral podem ser encontrados aqui.

9 thoughts on “Catedral de Almudena, em Madrid claro

  1. Linda, esta catedral. Gosto sobretudo por ser muito luminosa.
    Parabéns, a Turista Ocasional descreveu muito bem todos os avanços e recuos da sua construcção.
    Beijinhos.

  2. Olá, novamente.
    Uma catedral muito recente e lindíssima.
    Desconhecia que Filipe II ( Filipe I de Portugal) já havia sonhado com ela. O pai dele, Carlos V, foi imperador da Alemanha e rei de ESpanha. Os Habsburgo eram, então, os maiores. Beijinho
    Não admira que sonhassem alto.

    • Sem dúvida, uma catedral com um edifício recente e uma história que revela o porquê de não ter sido erguida mais cedo.
      A Casa de Habsburgo, foi mesmo uma das mais importantes e influentes da história da Europa do século XIII ao século XX. Foi uma dinastia soberana de vários Estados e territórios, entre eles o Sacro Império Romano Germânico (962-1806), e o Império Austro-Húngaro (1867-1918).
      Beijinho

  3. Pingback: Palácio Real de Madrid | Turista Ocasional

  4. E realmente belíssima a catedral. Estive em madrid a pouco e visitei-a.Tão lindo o Palácio real e os jardis de sabatini

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s