Um pouco do Egipto em Madrid

… no Templo de Debod (3), localizado na Calle Ferraz, 1, em Madrid, no centro de um parque com o mesmo nome.

O Templo de Debod originalmente encontrava-se no sul do Egipto, na Baixa Núbia, próximo da primeira catarata e do grande centro religioso dedicado à deusa Ísis, na Ilha de Philae.

Esta região, na fronteira com o poderoso reino de Meroe (Reino Meroítico) foi objecto de disputa entre os governantes egípcios e meroítico no século I a.C., quando o imperador romano Augusto, finalmente, estabeleceu definitivamente a fronteira. A partir do século III d.C., a região ficou nas mãos dos nómadas do deserto, fora do controlo romano.

A construção do templo começou no início do século II a.C., com o rei de Meroe Adijalamani, que construiu uma capela dedicada aos deuses Amon e Isis. A capela, decorada com relevos, é um dos poucos lugares onde o monarca é documentado.

Posteriormente, diferentes réis da dinastia ptolomaica construíram novas salas,  em torno do núcleo original contribuindo para um aspecto próximo do que possui actualmente. Depois de ser anexado o Egipto ao Império Romano foram os imperadores Augusto, Tibério e talvez Adriano os que concluíram a construção e decoração do edifício.

Com o encerramento dos templos de Ísis em Philae no século VI, o templo foi abandonado.

Mas como chegou este Templo Egípcio a Madrid???

A construção da barragem de Aswan e a consequente ameaça para monumentos e locais arqueológicos na Baixa Núbia, levou a UNESCO a fazer um apelo internacional em 1960 para salvar os monumentos em perigo.

A Espanha obteve em 1968 o Templo de Debod como sinal de gratidão pela ajuda prestada no salvamento de Abu Simbel.

Reconstruído e aberto ao público desde 1972, o Templo de Debod é um dos poucos vestígios arquitectónicos egípcios que se podem encontrar completos fora do Egipto e o único com estas características, existente em Espanha.

Depois do exterior, um pouco do que se pode encontrar no seu interior.

One thought on “Um pouco do Egipto em Madrid

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s