Real Alcazar, tão magnífico que nem parece real…

Depois da visita à Catedral de Sevilha, nas imediações desta, encontra-se um outro local imperdível em Sevilha. Falo obviamente do Real Alcazar, que foi declarado igualmente, como já referido, 1987 Património da Humanidade pela UNESCO.

A planta seguinte retirada daqui, dá uma pequena ideia do quão imponente e extenso é o complexo de edifícios palacianos e jardins que compõe o Real Alcazar, ainda mais considerando que se encontra mesmo no centro da cidade de Sevilha. (A legenda resulta de uma tradução livre minha, pelo que pode conter algumas imprecisões)


(Um ficheiro em pdf com as plantas do Real Alcazar, pode ser obtido aqui, de onde são oriundas as plantas seguintes, talvez mais perceptíveis por serem 2D)

O Real Alcazar originalmente era uma fortificação moura.

Os Almóadas (potência religiosa berbere que se tornou a quinta dinastia moura) foram os primeiros a construir um palácio que foi denominados Al-Muwarak, no local do moderno Alcazar.

O palácio é um dos melhores exemplos que restam da arquitectura mudejar (designação atribuída aos muçulmanos espanhóis que permaneceram  a viver em território conquistado pelos cristãos).

Os monarcas subsequentes fizeram as suas próprias adições ao Alcazar. Por esse motivo o Palácio Mudéjar (10 na planta 3D), também é denominado de Palácio de D Pedro I (7 na planta 2D)

Os andares superiores do Alcazar são ainda hoje usados pela família real como Residência oficial em Sevilha e são administrados pelo Património Nacional.

A visita ao Real Alcazar, foi mesmo um longo período de tempo, considerado muito bem aproveitado tal o numero de recantos que possui disponíveis para serem descobertos.

Ainda antes de adquirir o bilhete para visitar este complexo de edifícios e jardins, as primeiras imagens que pude vislumbrar já me começavam a  seduzir.

Todos os recantos me deixaram deslumbrada, quer pela arquitectura, quer pelos espaços verdes nos jardins, que em dias bastante quentes como são quase uma constante em Sevilha durante o Verão, transformam “o inferno  num paraíso”.

As imagens seguintes ilustram um pouco do que visitei e fiquei a conhecer.

9 – Quarto do Almirante e Sala de Contratação
São vários os Pátios interiores que se podem encontrar, e em todos se encontram locais mais refrescantes para contrariar o calor que se sente em geral.

E se os pátios permitem momentos refrescantes, os jardins verdejantes permitem pausas para retemperar energias enquanto se respira ar ainda mais puro.

H Salão dos Embaixadores

C – Pátio das Donzelas

Os tectos e pisos das diversas salas, salões, quartos e corredores não pararam de me surpreender. Este é apenas um desses exemplos.

11 – Capela no Palácio Gótico.

Sala Gótica

Sala dos Tapetes no Palácio Gótico

A diversidade de edifícios neste complexo do Real Alcazar.

Jardins de Mercúrio e jardins adjacentes

E as ultimas imagens, obtidas durante o percurso de saída do Real Alcazar.

5 thoughts on “Real Alcazar, tão magnífico que nem parece real…

  1. Reportagem magnifíca como sempre e com o enquadramento histórico que ajuda a perceber as influências árabes por estas paragens. E sabe muito bem viajar através dos seus olhos. Beijinhos.

    • Olá!!!!

      Não é problemático. Deu para perceber que não se estaria a referir à Praça de Espanha, mas sim ao Real Alcazar.

      É bom voltar a reencontra-la por aqui.
      Eu também tenho andado bastante desaparecida, sobretudo em termos de comentários, porque ando num período que quase nem tempo tenho para me sentar em frente ao computador.
      Beijinho

  2. Estes posts estão me fazendo voltar no tempo. Passei um mês inteiro circulando de carro pela Espanha (já faz tempo…) e tenho ótimas lembranças desses lugares todos que estou reavivando aqui no seu blog.
    Muito bom poder viajar novamente através de seus relatos e fotos.
    Claudia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s