Pousada Rainha Santa Isabel à mesa

Durante a estadia na Pousada Rainha Santa Isabel, em Estremoz, não perdi a oportunidade de degustar pratos típicos alentejanos no seu restaurante, na sala D. Isabel.

A sala D. Isabel é requintada com decoração de época, enquadrada no espírito de toda a pousada que parece parou entre os séculos XVII e XVIII já que predominam peças de mobiliário destes séculos. No entanto se o requinte e sumptuosidade são dados pelo passado, o conforto e comodidades sao resultado de um cuidadoso presente.

Como pude constatar, também no restaurante da pousada existe uma referencia à Rainha que “emprestou” o seu nome à pousada, desta vez não num quadro mas com uma peca robusta e trabalhada de madeira.

Depois de apreciar a sala de jantar, era chegada a altura de apreciar também os pratos que povoaram a mesa.

O covert foi composto por uma selecção de pães, manteiga, azeitonas, azeite com dentes de alho e fatias finas de painho alentejano.

Não pedi quaisquer entrada extra, porque a comida alentejana já é pesada o suficiente para precisar de ajuda extra para compor uma refeição.

Os pratos principais servidos foram espetada de borrego em cama de arroz selvagem e ensopado de javali em crosta de pão alentejano.

Numa noite quente alentejana, a escolha da sobremesa não recaiu sobre a rica doçaria conventual, mas num gelado de baunilha com molho de frutos do bosque e amêndoa laminada.

Um jantar bastante apetitoso, com sabores fortes, e bastante calórico, devo admitir.

No dia seguinte de manhã, o buffet de pequeno almoço, foi servido na sala adjacente à que se manteve aberta no restaurante para o jantar.

Um buffet bastante diversificado, com variados pães e tostas, doçaria alentejana, fruta, compotas, queijo, fiambre e outras carnes fatiadas, cereais, leite, iogurtes, café,  e bem mais…

Numa dia que amanheceu já quente e bastante luminoso, tomar o pequeno almoço num espaço adjacente ao ar livre, também se afigura como uma alternativa muito apreciada.

Uma pousada portuguesa que recomendo vivamente…

Anúncios

3 thoughts on “Pousada Rainha Santa Isabel à mesa

  1. Que bom poder reviver a minha estadia nesta pousada, há bastantes anos atrás. É um outro tipo de turismo, não acha? Gostei muito da reportagem.
    Beijinhos

  2. Pingback: Uma Flor de Pousada | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s