Oktoberfest, a festa rainha de Munique e da cerveja

Oktoberfest, é em Munique, e mesmo que existam outras festas que se apropriem do seu nome e espírito, a original, a maior, a mais emblemática, célebre e mundialmente conhecida decorre nesta cidade.

Munique nesta altura do ano veste-se de Dirnls e Lederhosen, e a principal atracção turística da cidade localiza-se em Theresienwiese.

Este sábado foi a abertura das festividades da Oktoberfest, mas aqui fica o programa com os principais eventos, talvez ainda possam presenciar algum/ alguns.

Este é o mapa do recinto obtido do site oficial:

Legenda das tendas maiores e principais:

8   –  Käfer’s Wies’n-Schänke
9   –  Weinzelt
10 –  Löwenbräu-Festhalle
11 –  Bräurosl
12 –  Augustiner-Festhalle
13 –  Ochsenbraterei
14 –  Fischer-Vroni

No próximo artigo abordarei um pouco do que se pode encontrar no primeiro dia de um Oktoberfest, mas hoje o tópico é algo que pode preceder uma ida ao recinto de Theresienwiese durante o Oktoberfest.

Vestir o espírito do Oktoberfest, neste caso é algo que é feito mesmo em sentido literal. Não são apenas os residentes em Munique, na Baviera e arredores, que aderem aos Dirndls e Lederhosen, e que não prescindem dos mesmos quando visitam este festival.

Há uma clara predominância de pessoas que envergam os Dirndls e as Lederhosen no Oktoberfest, e os visitantes deste festival não são exclusivamente da região, muito pelo contrário. Pelos dois factos anteriormente mencionados, não é difícil concluir que muitos dos turistas também envergam os trajes típicos da região. Se os regionais o envergam com orgulho e convicção, os turistas seguramente os usam para entrarem mais no espírito da festa, e não se destacarem na multidão.

Para terem uma pequena ideia da afluência de turistas durante este período basta citar como exemplos: a incrível quantidade de roulotes e auto-caravanas que se encontram agora estacionadas nas ruas da cidade de Munique e os hotéis que têm uma taxa de ocupação superior certamente a quaisquer altura do ano (e praticam preços muito superiores aos seus médios).

As lojas de Munique e arredores, nesta altura do ano decoram as suas montras com artigos alusivos e nesse domínio as de vestuário, acessórios, confeitarias, restaurantes e cafés são as mais motivadas.

Nenhuma loja de vestuário, por exemplo, pede um atestado de residência para vender os seus trajes típicos, muito pelo contrário, afinal os mesmos são vistos como quaisquer outro artigo típico da região, atractivo para o turista, e é muito nesse espírito que é vendido.

Um parêntesis: Não sei se é o vosso caso mas eu aprecio e procuro acompanhar as tendências da moda.

E posso assegurar-vos que no que concerne em especial aos Dirndls e trajes femininos em geral estes também acompanham algumas tendências da moda. Desenganem-se se pensam que os Dirnds são um traje tradicional e que não há espaço para a novidade ou para inovar.

Assim o primeiro conjunto de imagens retrata um pouco do que um artigo do msn alemão apresentou muito recentemente, justamente sobre algumas propostas para entrar no espírito do Oktoberfest.

Algumas sugestões mais conservadoras, outras nem tanto…

No que toca a moda em termos de Dirndls, e trajes femininos, não consigo ser indiferente a uma marca que já abordei aqui justamente sobre este assunto, a Sportalm. Curiosamente uma marca austríaca, mas isso é um pormenor, pois na Áustria este tipo de trajes é igualmente bastante típico.

Depois de apresentar algumas propostas de tendências, eis o que encontrei nas montras de algumas, poucas, lojas de Munique (porque existem muitas, imensas).

Leder Fisher, Konen, Kaufhof

Agora imaginem que entraram, por exemplo, em uma destas lojas, cuja montra aqui apresentei, e que vestiram o traje que vos agradou mais. Depois de imbuídos do espírito do Oktoberfest, na forma como estão vestidos, convido-vos a visitarem o meu próximo artigo e descobrirem o que podem presenciar num primeiro dia desta festa rainha de Munique.

3 thoughts on “Oktoberfest, a festa rainha de Munique e da cerveja

  1. Pingback: Tollwood, Festival de Inverno de Munique, 2011 | Turista Ocasional

  2. Pingback: Frühlingsfest 2012… | Turista Ocasional

  3. Pingback: O Oktoberfest 2012 | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s