Uma Praça do Mercado cativante…

A Marktplatz situada no centro da cidade de Coburgo é deveras interessante e é onde se localiza a Câmara Municipal (Rathaus) entre outros edifícios emblemáticos e históricos.

Praça do Mercado Coburg é o centro urbano da cidade de Coburg. A praça, que é conectada por sete ruas com a parte antiga da cidade, fica a uma altitude de 297 metros acima do nível do mar, tem uma largura de 74 metros, um comprimento de 76 metros, e um tamanho de aproximadamente 0,56 hectares. Foi criada no início do século XV. Anteriormente, a actividade do mercado era realizada na área ocidental do cemitério da Igreja de St. Moriz.

Em meados do século XV o espaço foi pavimentado. Aqui cruzava a rota do comércio de Nuremberga para Erfurt na diagonal entre a Ketschengasse que leva ao outro lado da praça à Spitalgasse, e a conexão de Praga a Frankfurt am Main, vindo do leste da Steingasse que conduz a oeste à Judengasse.

A compilação de fotos seguintes apresenta alguns dos edifícios que se podem encontrar nesta praça.

1Rathaus (Câmara Municipal) – localizada no lado sul da praça, é um edifício de estilo renascentista, do século XV, mais concretamente de 1414, bastante sui generis e colorido com as pinturas nas suas fachadas.

2Stadthaus (Antiga Chancelaria da Cidade) – localizada no lado norte da praça, trata-se de um edifício ricamente ornamentado do século XVI, de estilo renascentista tardio alemão

3 – Monumento/estátua do Principe Alberto de Saxe-Coburg, situado  no centro da praça, um presente da Rainha Victoria à cidade do seu marido.

4 – Spitalgasse (uma das estradas de acesso à praça) com uma das portas da cidade, a Spitaltor, na extremidade.

5 – Sparkasse (Banco de Poupanças), um edifício de estilo barroco, situado entre esta praça e a Spitalgasse.

Antes de terminar este artigo não posso deixar de referir algo que descobri e encontrei também no chão desta praça, mas que pode ser encontrado em muito outros locais em Coburgo.

O brasão da cidade possui o Coburg Moor (mouro), que é também o santo patrono da cidade. O S. Maurício de Thebes no Egipto foi retratado como mouro pelos artistas na idade média.  A mais antiga impressao do selo da cidade com S. Mauricio é de 1521.

Não faltam imagens deste símbolo na cidade, podendo até mesmo encontrar-se nas tampas do saneamento das aguas como a imagem abaixo apresenta.

Uma curiosidade: O compositor Johann Strauss II viveu nesta cidade depois de ter saído em 1887 de Viena, quando a Igreja Católica Romana proibiu o seu divórcio da sua segunda esposa. Ele mudou-se para esta cidade com a sua futura terceira esposa, Adele, onde viveu os últimos 13 anos da sua vida (tendo acabado por morrer em Viena onde se encontra sepultado).

2 thoughts on “Uma Praça do Mercado cativante…

    • A praça é mesmo interessante, mas o melhor mesmo é constatar como existem tantas praças interessantes e bem preservadas do género desta, espalhadas pelas cidades alemãs. Tem mesmo muito charme, são bastante acolhedoras e em muitos dos casos adquirem especial destaque numa época do ano muito própria, pois é nestas que durante o período do advento se realizam os Mercados de Natal (que eu tanto aprecio).

      Beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s