Westfalenpark, em Dortmund

Dortmund é uma cidade alemã que pertence ao estado federal da Renânia do Norte-Vestfália e que se localiza do Vale do Ruhr.

Num dia que amanheceu com chuva intensa, mas que acabou por me brindar com uma tarde de luminosidade dourada, típica de um sol outonal, incapaz de reprimir o frio da estação, visitei o Westfalenpark em Dortmund.

Este é o mapa do parque, retirado daqui.

O Westfalenpark, alberga um Rosarium alemão com mais 3000 tipos de rosas, o que faz dele o que possui a terceira maior colecção no mundo, o jardim botanico Rombergpark, com cerca de 4500 diferentes tipos de árvores, o museu mondo mio (um museu didáctico infantil), a Torre de televisão “Florian”, entre outros pontos de interesse.

Este dia foi passado sobretudo a dois e o meu acompanhante foi meu habitual de dois palmos que apreciou tanto ou mais este parque que eu. Claro que o que lhe agradou mais foi correr por entre os jardins, agora desprovidos das cores que as flores lhes dão se a estação do ano fosse outra, mas repletos de folhas douradas e avermelhadas no chão.

As esculturas coloridas que se encontram na compilação anterior de fotos são obras de Ottmar Alt, um pintor e escultor alemão. Também pode-se vislumbrar o edifício do Balletzentrum (uma sala de espectáculos) e a torre “Florian” ao fundo.

Depois de deambular um pouco pelo parque, mas com um destino bem definido à priori, chegamos ao local que tinha elegido e com motivos para tal, como o que o meu acompanhante de dois palmos iria apreciar e desfrutar mais, o museu infantil mondo mio.

Eis um pouco do que se pode encontrar no seu interior, numa viagem pelo mundo, ilustrando os hábitos e costumes das suas diversas regiões. Apelando a praticas sustentadas para cuidar deste mundo que é o nosso.

Depois da visita a este museu, o passeio pelo parque continuou até às imediações da Torre de televisão “Florian”.

Claro que não perdi a oportunidade de subir a um dos patamares superiores desta torre, apesar das minhas vertigens, e poder avistar aos seus “pés” a cidade de Dortmund.

A paisagem avistada do cimo desta torre tem uma predominância verde que me agrada sempre bastante apreciar, em contraposição à cor cinza das cidades onde só predominam os arranha-céus (quando o ordenamento do território é uma miragem).

Depois de deixar a torre, o passeio pelo parque continuou, desfrutando da paisagem e do contacto com a natureza.

Neste site encontram o horário de abertura do parque e de alguns dos edifícios que o compõem bem como os preços de ingresso.

One thought on “Westfalenpark, em Dortmund

  1. Pingback: Parque do Danúbio e sua torre | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s