Wuppertal e um comboio peculiar

Depois de deixar a cidade de Dortmund não resisti a sugerir um desvio no percurso, para entrar no centro da cidade de Wuppertal, e ficar a conhecer um comboio que circula nos carris de forma muito peculiar.

Wuppertal é uma cidade que pertence ao estado federal alemão da Renânia do Norte – Vestfália, situada nas margens do rio Wupper, a sul da Região do Ruhr.

O comboio que tinha curiosidade de ver é conhecido como Wuppertaler Schwebebahn, e trata-se de um comboio monotrilho suspenso.

Foi desenhado por Eugen Langen, e construído em 1900. Começou a funcionar em 1901 e continua em circulação actualmente, integrando a rede de transportes local da cidade.

Trata-se do sistema de transporte em monocarril mais antigo do mundo. A estrada de ferro suspensa move-se ao longo de um percurso de 13,3 km de extensão, a cerca de 12 metros acima da superfície do rio Wupper entre Oberbarmen e Sonnborner Straße (rua de Sonnborn) (10 km) e a cerca de 8 m por cima das ruas da cidade, entre Sonnborner Straße e Vohwinkel (3,3 km). Num ponto da estrada de ferro atravessa a autoestrada A46.

A viagem completa tem uma duração aproximada de 35 minutos.

Neste site, de onde tirei o mapa do percurso desta linha de comboios, é possível encontrar também fotos com muito melhor qualidade e nitidez do que aquelas que tirei e que constam neste artigo.

(Haltestelle são paragens/estações da linha; Wupper é o rio que passa pela cidade;  Deutsche Bahn mit Bahnhof  é linha da rede ferroviária de comboios alemã com as respectivas estações de comboios)

5 thoughts on “Wuppertal e um comboio peculiar

  1. Olá querida amiga, desculpe-me o sumiço: muito trabalho e esta semana, peguei férias para descansar um pouco.
    Wuppertal fica bem pertinho aqui de casa e tem uma história bizarra sobre este trem: em 1950, um circo chegou à cidade e para fazer propaganda, o dono deste circo colocou um elefante dentro do trem. A pobre Tuffi (nome da elenfante) se assustou e saltou de uma altura de 12 metros e caiu no rio. Ela nao sofreu nada sério, só uns arranhoes.
    A única atraçao desta cidade é este trem, gosto muito de apreciá-lo quando vou para lá.
    Beijos e uma ótima semana para vc.

  2. Boa tarde!

    Achei muito curioso esse monorail. Especialmente, por ser o mais antigo de que já ouvi falar. E, a história do elefante… coitadinha…
    Sempre encontro coisas que desconhecia totalmente por aqui.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Claudia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s