Burghausen – um pouco mais fotográfica

A exposição fotográfica “a preto e branco”, do Museu da fotografia de Burghausen, partilha o espaço com os objectos/utensílios necessários a captar todos os momentos e locais desejados, ou sejam, as máquinas fotográficas.

As compilações de imagens seguintes ilustram algumas das raridades e/ou antiguidades, que foram as novidades de outros tempos e que se encontram em exposição.

Reprodução de um quarto escuro de 1920.

– Epidiascópio ou projector fixo, de cerca de 1930.
Numa outra sala, uma quantidade imensa de fotografias organizadas por datas e marcas, encontram-se expostas em vitrinas.

Em toda a exposição a única máquina fotográfica produzida em Portugal.Este artigo é especialmente dedicado a uma amiga que aprecia e tem bastantes conhecimentos sobre fotografia e máquinas fotográficas. Ela possui uma Lomo com 4 lentes, que tira quatro fotos quase em simultâneo, como não encontrei nesta exposição. Refiro-me claro à minha querida amiga do postais e coisas que tais.

4 thoughts on “Burghausen – um pouco mais fotográfica

  1. Olá querida Turista. Muito obrigada pela menção!
    Sabes como eu gosto de fotografia.
    Aqui no porto existe um museu com uma secção de máquinas fotográficas que fica na antiga cadeia da relação do Porto, junto à torre dos clérigos. Chama-se centro português de fotografia:http://www.cpf.pt/ , é um edificio histórico com muita história lá dentro. Estiveram lá presos Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, por adultério!!!, visto ela ser uma senhora casada e salvo erro também o famoso Zé do Telhado entre outros. Quem vier ao Porto, poderá ter curiosidade de visitar este espaço.
    Beijinhos

    • Olá!

      Sim, eu sei que gostas bastante de fotografia, por isso não é difícil imaginar que quando visitei este museu lembrei-me bastante de ti. E por isso também achei que fazia todo o sentido dedicar-te este artigo.

      Muito obrigada pelas referencias adicionais que mencionaste e que desconhecia de todo.

      Muitos beijinhos.

  2. Oi Turista!
    Quantos posts novos. Trabalhei muito essa semana e tive pouco tempo para visitar o blog. Mas, agora botei a leitura em dia. Para nós “blogueiros” que adoramos fotografia essa exposição em preto e branco é muito bacana. Gosto de estudar fotografia e inclusive ler sobre a evolução das máquinas fotográficas.
    Obrigada,
    Claudia

    • Olá Claudia!!!

      Eu nos últimos dias também tenho andado com bastante menos tempo para visitar os blogs que tanto aprecio, mas é por um bom motivo (a minha mãe veio visitar-me e a minha rotina alterou-se substancialmente).
      Imagino o quanto deve gostar de fotografia, e só posso afirmar que a avaliar pelas fotos que acompanham sempre os seus artigos, tem um “dom” especial para captar o melhor dos locais que visita.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s