As Crianças brincam no Museu…

Não, não me refiro a nenhum parque infantil onde as crianças brinquem, que exista adjacente ou no interior do museu da fotografia de Burghausen.

No segundo andar do museu,  ao lado da exposição de humans right project, encontra-se um outro projecto: The children’s play, dos mesmos autores da exposição anterior.

O quadro de Pieter Bruegel o Velho, datado de 1560 „Children‘s Games“ e que apresenta um mercado onde 200 crianças jogam diferentes jogos em junção com o artigo 31º dos Direitos da criança, serviu de base para este projecto e para a composição fotográfica exposta.

Este é o quadro em causa, e havia uma reprodução do mesmo na exposição. O quadro original encontra-se no Kunsthstorisches Museum de Viena

Esta é a composição fotográfica feita em Cabo Verde entre Janeiro e Fevereiro de 2011.

E igualmente interessante é a correspondente apresentação, na exposição, do Making of dessa composição fotográfica.

8 thoughts on “As Crianças brincam no Museu…

  1. Turista:
    Que beleza o seu post de hoje. Sabe, aqui há uns tempos vi na TV um programa em que se descrevia como a criançada de Cabo Verde fazia os seus próprios brinquedos, tirando partido de tudo, tudo o que tivessem à mão. Alguns brinquedos tinham mesmo um projecto, era necessário arranjarem algumas peças e velharias que tinham que vir de outros locais da ilha. Faziam trocas, nesses casos.
    Fiquei maravilhada com o espírito empreendedor e achei-os felizes e que fariam uma bela figura em qualquer parte do mundo.
    Beijinhos e tenha um bom dia (hoje aqui temos sol!).

    • Boa noite!

      Deve ter sido mesmo muito interessante esse programa que refere e que não tive o privilégio de ver. A sua descrição do mesmo contextualiza optimamente o porque da escolha deste local para a realização desta composição fotográfica.

      Muito obrigada pelo seu comentário tão esclarecedor e instrutivo.
      Beijinhos

      P.S.: O meu dia foi bom, bem passado, apesar do frio e do nevoeiro, na companhia da minha mãe e mais tarde do meu dois palmos.

  2. Olá!
    Adorei este post! Os artistas são pessoas diferentes, sensíveis, criativos…
    P.Bruegel imortalizou, com esse quadro, crianças felizes brincando livremente e interagindo, não aquelas que num salão pomposo, olham com ar desdenhoso para todas as sugestões de ocupação do tempo.Ligar este testemunho pictórico do séc. XVI aos meninos de Cabo Verde -sec. XXI – que da necessidade fazem engenho, e
    criam os seus próprios brinquedos é genial na concepção da exposição.
    Louvo a sua perspicácia na observação!
    Beijinhos

    • Olá!!!

      Eu também adorei este projecto “the children’s play”, o qual parece que terá continuidade em outros locais do mundo, captando outros ambientes e certamente outros tipos de jogos, consoante a cultura e a vivência desses povos.

      A composição fotográfica é mesmo muito interessante e cheia de vida, pormenores e cor. Adorei.
      Beijinhos

  3. Boa noite!

    Só agora tive o prazer de encontrar o seu post e é com muita alegria que leio estas palavras!! A razão porque me alegram tanto é porque tive (e ainda tenho!) o prazer de trabalhar neste projecto, como assistente de produção, e por isso fico muito orgulhosa de ver que todo o esforço e dedicação passam bem para a mente do público. Neste momento não posso revelar como será continuado o projecto, mas certamente que manterei o contacto, caso queira alguma informação, onde eu lhe possa ser útil.

    Mais uma vez, muito obrigada pelas suas palavras, que farei chegar ao Lukas o mais brevemente possível.

    (Se quiser consultar, na altura em que participei no projecto também tinha um blog – que está agora parado há uns meses, por falta de tempo! http://eternabarcelonesa.wordpress.com/
    O projecto foi, como referiu, feito entre janeiro e fevereiro de 2011)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s