O Palácio de Neuburg

Uma aficionada por castelos e palácios como eu, não é surpreendente que o primeiro local que tenha querido visitar na cidade de Neuburg an der Donau, fosse o seu palácio (12 no mapa do centro histórico da cidade apresentado no fim do artigo anterior).

O Palácio Renascentista de Neuburg, foi construido entre 1530-45 para o Conde Palatino Ottheinrich (Otto Henry) (membro da dinastia Wittelsbach) do Palatinado-Neuburg entre 1505 e 1559 e posteriormente príncipe eleitor entre 1556 e 1559 do Palatinado Eleitoral.

Este palácio foi construído como a residência do principado de Pfalz-Neuburg (Palatinado – Neuburg). Entre 1665 e 1670 a ala leste barroca com as suas duas torres redondas foi acrescentada. Tem particular destaque na fachada do pátio interior a decoração com a técnica esgrafito.

A capela do palácio (que estava inacessível quando visitei o palácio) possui frescos de Hans Bockensberger que datam de 1543. Esta igreja foi a primeira  igreja protestante a ser construída na Alemanha.

Além do salão dos Cavaleiros renascentista, e das grutas barrocas (outro dos locais em restauro e que por isso se encontrava inacessível quando visitei este local), o palácio possui importantes obras de arte que ilustram a história deste principado.

Actualmente este palácio alberga o museu arqueológico da cidade, a Galeria de Estado de Neuburg de Pintura Barroca Flamenga, e o Museu  do Palácio de Neuburg.

Visitei estes três Museus patentes no interior do Palácio, cada um cabal no seu domínio, mas como era expressamente proibido fotografar as exposições dos mesmos, não possuo qualquer comprovativo do seu conteúdo para apresentar aqui.

Algo que achei particularmente interessante, foi o brasão do principado, localizado por cima de uma das arcadas entre as estátuas dos “donos” do palácio, ainda mais porque perto encontrava-se uma placa que explicava as diferentes componentes desse brasão.

Quando visitei este palácio, o mesmo reservava um interesse extra, pelo menos para mim. Ainda não tinha entrado nas imediações do palácio e num panfleto informativo, já tinha encontrado mais um motivo para querer visita-lo: um Mercado de Natal de artesanato.

Eis um pouco do que se podia encontrar neste mercado:

Para finalizar este artigo, deixo apenas algumas imagens do palácio, retiradas a alguma distancia e segundo várias perspectivas. As imagens foram recolhidas ao fim do dia quando começava já a escurecer.

2 thoughts on “O Palácio de Neuburg

  1. Pingback: Centro histórico de Neuburg an der Donau | Turista Ocasional

  2. Pingback: Brinde a um Natal fantástico… | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s