4 de Dezembro – dia de Sta Barbara

Consequência de um folheto que encontrei em uma das minhas visitas ao supermercado, e que apresentarei num artigo próximo, descobri a existência do Barbarazweig e do seu simbolismo, no dia 4 de Dezembro.

Barbarazweig: O costume do ramo de Barbara

Tradicionalmente nos países de língua alemã, particularmente na Áustria e regiões católicas da Alemanha, um pequeno ramo ou galho de cerejeira  é cortado e colocado na água a 4 de Dezembro, Barbaratag (Dia de Santa Bárbara).
Por vezes, é usado um galho de outra planta ou árvore com flor: maçã, forsythia, ameixa, lilás, ou flores similares. Mas é a cerejeira que é mais habitual e autêntica.
Este costume é conhecido como Barbarazweig ou Ramo de Barbara. Os ramos de cerejeira (Kirschzweig) ou outros são então colocados em água e mantidos em uma sala quente.
Se tudo correr bem, no dia de Natal o ramo irá exibir flores. Se ele florescer precisamente no dia 25 de Dezembro, tal é considerado como um sinal particularmente bom para o futuro.
Quanto à história e lenda de Santa Bárbara de Nicomédia (atual Izmit na Turquia), uma virgem mártir do século III-IV, essa podem encontrar aqui.
Este ano não coloquei nenhum ramo de cerejeira em agua no dia 4 de Dezembro. Talvez no próximo ano seja mais uma tradição que eu incorpore em casa.
Anúncios

3 thoughts on “4 de Dezembro – dia de Sta Barbara

    • Esta tradição também eu desconhecia por completo, e como referi no artigo, descobri-a por mero acaso através de um folheto que encontrei.
      Curiosamente lembrei-me de ti, que sei que valorizas bastante algumas superstições e seus simbolismos.
      Beijinho

  1. Pingback: Mais ideias de decorações de Natal, uma oferta Ferrero | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s