Semperoper, a Casa de Opera de Dresden

Nas imediações tanto do Palácio Residência como da Hofkirche, encontra-se um outro edifício cuja visita é incontornável em Dresden, para alguém que como eu aprecia bastante a sumptuosidade dos edifícios e a história a eles associada. Várias atrações turísticas, todas num curto raio de proximidade.
A Semperoper de Dresden (numero 9 neste folheto) é uma das casa de ópera mais famosas na Alemanha, e é o domicilio da Orquestra do Estado da Saxónia, uma das orquestras mais antigas e mais conhecidas do mundo.

Construída por Gottfried Semper entre 1838 e 1841, a Semperoper foi fechada em Agosto de 1944 e destruída seis meses mais tarde pelos ataques aéreos aliados. (Para informações mais detalhadas acerca da história desta casa cliquem aqui.)

A sua reconstrução esperou bastante tempo até se concretizar. Até 1985, os moradores de Dresden tiveram de coexistir sem este famoso edifício. A cerimónia de reedificação aconteceu em 13 de Fevereiro de 1985, 40 anos depois da sua destruição.

A primeira apresentação foi »Der Freischütz«  (O Franco-Atirador), uma ópera em três atos de  Carl Maria von Weber. O »Dresdener Festtage« em Fevereiro e Março de 2010 comemorou a abertura da Semperoper de Dresden, com estabelecimento do Prémio da Paz de Dresden, que foi atribuído a Mikhail Gorbachev.

O Baile Semperoper também está intimamente associado com a Casa de Opera, e decorre anualmente em Janeiro, sendo que este ano decorre amanhã, dia 20 de Janeiro de 2012.

Para obter informações acerca da programação (que não se resume a ópera), horários, aquisição de bilhetes ou outros dados úteis acerca da Semperoper, consulte o site oficial clicando aqui.
Para visitas guiadas à Semperoper, aconselho vivamente que consulte previamente este site.
Advertisements

One thought on “Semperoper, a Casa de Opera de Dresden

  1. Pingback: Zwinger, no coração de Dresden | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s