O Stallhof e uma Procissão de Principes

Contiguo ao Palácio Real, encontra-se o Stallhof (Pátio dos Estábulos Reais) (número 11 no folheto), o qual integra o próprio complexo do Palácio Real.

(Por uma questão de melhor percepção da proximidade entre alguns locais, decidi compor um mapa com base no mapa temático da cidade. Clique sobre o mesmo para o ampliar.)

Na Idade Média, os jogos e torneios de cavalaria ocorriam no Stallhof. Atualmente, o espaço entre o Johanneum e o »Langer Gang« (Longa Arcada/Corredor) é utilizado para eventos culturais (torneios, apresentações teatrais, exibição de filmes, e durante o advento é nessa área que se realiza o Mercado de Natal Medieval de Dresden).

O “Langer Gang” envolve um dos lados do pátio dos estábulos (Stallhoff), e corresponde à outra face do edifício, no qual do lado exterior se encontra a Procissão de Príncipes. É decorado com 22 colunas toscanas.

As rampas para os antigos estábulos reais estão restauradas e são visíveis, e o local de banho dos cavalos está a ser recuperado.

A compilação de imagens seguinte ilustra alguns pormenores em um dos edifícios que circunda o Stallhof.

A Procissão dos Príncipes (Fürstenzug, 12 no mapa) está localizada na parte exterior do Stallhof, na Schlossplatz  (Praça do Palácio). O mural de 101 metros de comprimento em azulejos, representa a história dos Wettins, a família da Saxónia no poder, como uma procissão maior que a vida de cavaleiros.

Depois de um grande volume de trabalho preliminar, a obra de arte de Wilhelm Walther foi concluída para o 800 º aniversário da principesca Casa de Wettin, entre 1872 e 1876, como um esgrafito na parede externa do Langer Gang.

Devido às condições climáticas, o trabalho começou a desvanecer-se rapidamente, e por motivos de preservação, foi transferido para azulejos de Porcelana Meissen entre 1904 e 1907. Mais de 24 mil azulejos foram usados ​​para representar os 35 margraves (titulo nobiliárquico que deu origem ao português de marquês), príncipes e reis, bem como 59 cientistas, artesãos e agricultores.

O painel de azulejos é mesmo impressionante… e dado o comprimento é difícil de captar cabalmente o mesmo numa fotografia. (Aqui podem aprecia-lo com maior pormenor)

3 thoughts on “O Stallhof e uma Procissão de Principes

  1. Cara “Turista”

    Tenho acompanhado todos os seus “posts” e, com particular interesse, à deslumbrante cidade de Dresden.

    Não tenho dúvidas, que vai continuar a narrar mais maravilhas, concernente a esta cidade.

    Não vou particularizar nenhum dos seus “posts”, até ao momento narrados, mas sim, falar no seu todo.

    Concluí que, na verdade, se trata de uma encantadora cidade barroca, com os seus magníficos palácios, edifícios históricos, todos de monumental beleza.

    Os tesouros que albergam os seus museus são maravilhosos. Adorei!

    Não deixei, também, de constatar uma impressionante arquitetura.

    A narração da “turista”, bastante pormenorizada e exaustiva, deu-me a conhecer uma sumptuosa cidade, a conhecer in-locco, numa das visitas a efetuar nos tempos mais próximos.

    Parabéns e o meu muito obrigada!

    • Cara Executiva,

      é sempre um prazer receber um comentário seu. São sempre muito elogiosos e incentivadores a continuar a escrever artigos.
      Efectivamente Dresden é uma cidade apaixonante em termos arquitetónicos e não só.
      Espero que faça brevemente uma visita a Dresden para constatar e descobrir in loco alguns dos locais aqui apresentados e muitos outros.

      Os meus melhores cumprimentos

  2. Pingback: Um pouco mais do centro histórico de Dresden | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s