Na outra margem de Dresden

Depois de deixar o centro histórico de Dresden junto à Schlossplatz, a Augustusbrücke (Ponte Augustus), uma das pontes sobre o rio Elba, que une as duas margens da cidade de Dresden, permitiu-me chegar ao outro lado. Durante o percurso não me cansei de apreciar  a panorâmica da cidade divida pelo rio.

Esta segunda fração do mapa do centro da cidade de Dresden, incide sobretudo nessa outra margem, denominada de Neustadt (cidade nova):

Chegada à outra margem, dois elementos despertaram a minha atenção. Uma curiosa estátua no chão, e junto à parede, pedras com plantas da cidade gravadas e que descrevem a expansão e crescimento desta Neustadt.

Mas indubitavelmente a Blockhaus (14) e o Cavaleiro Dourado (56) são as atrações turisticas que realmente acolhem quem atravessa a Augustusbrücke para o outro lado.

O monumento do Goldener Reiter (Cavaleiro dourado) encontra-se no centro da Neustädter Markt (Praça do Mercado da Nova Cidade). Trata-se de uma imponente estátua equestre de Augusto o Forte sob a aparência de um imperador Romano virado para este em direção à Polónia.

Do lado sul da praça fica a Blockhaus. Os planos originais foram desenhados por Zacharias Languelune, mas acabaram por ser concluidos por J.C. Knöffel e serviu como casa de guarda da nova cidade.

Entre 1978 e 1980 foi restaurada segundo os planos originais do século XVIII.

Atualmente é neste edifício que se encontra a sede da Fundação de Conservação Regional Saxónica da Natureza e Ambiente – Sächsische Landesstiftung Natur und Umwelt.

Termino este artigo com algumas imagens captadas durante o percurso pela Hauptstrasse (estrada principal) que tem nas extremidades duas praças, respectivamente a Neustädter Markt e a Albertplatz.

2 thoughts on “Na outra margem de Dresden

  1. Esse formato de cidade, tendo um rio dividindo-a em duas partes e áreas lindas nas duas margens é fascinante. Na Europa é muito comum. Isso também ajuda uma pessoa que não conhece muito a cidade a se localizar.
    Um ótimo fim de semana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s