Com vista sobre o Elba…

Junto à margem do rio Elba, na área de Dresden denominada de Neustadt, encontram-se alguns edifícios imponentes que não passam despercebidos e que possuem uma vista fantástica sobre o Elba e o centro histórico (Altstadt) da cidade.

Como alguns se tratam de edifícios governamentais, não existe muita informação sobre os mesmos nos livros turísticos da cidade que consultei.

No entanto como os edifícios dos mesmos, despertaram a minha atenção, não posso deixar de os citar aqui.

Sächsisches Staatsministerium der Finanzen (Ministério das Finanças do Estado da Saxónia, 54)

O edifício foi construido entre 1890 e 1894, no estilo neo-renascentista, um projecto de Otto Wanckel com vários pátios. A  pintura de faiança na empena existente em frente ao rio Elbe é da autoria de Anton Dietrich, e apresenta uma Saxónia rodeada de arte e representada alegoricamente como a receita do Estado.

Em 1945 durante o bombardeio de Dresden, este edifício também foi destruído, mas foi de imediato reconstruído na década de 1950. De 1985 a 1989, o salão de entrada foi reconstruído segundo os planos originais. Entre 1992 e 1994 o edifício foi reconstruído, altura em que o telhado foi restaurado na sua forma original.

Até 1990, o edificio albergou o Distrito da Policia do Povo e a Escola de Engenharia de geodesia e cartografia. Desde 1990, é onde se encontra o Ministério das Finanças do Estado da Saxónia.

Sächsische Staatskanzlei  (Chancelaria do Estado da Saxónia, 55)

O edifício foi construído como um conjunto de edifícios ministeriais entre 1900 e 1904 no estilo neo-renascentista entre as pontes Carola e Albert para os Reais Ministérios do Interior, Justiça, Instrução Pública e do Ministério da Cultura da Saxónia.
Edmund Waldow (chefe de estado mais elevado de construção) projectou-o sob supervisão do arquiteto Henry Tscharmann.  Os edifícios foram em parte destruídos em 1945 durante o bombardeio de Dresden. Após a sua reconstrução na década de 1950 foi até 1990 a sede do Conselho Distrital de Dresden.
Entre 1990 e 1994 o edifício foi reabilitado e em 1992, a pomba da paz no telhado foi trocada pela coroa original remodelada. Desde 1990, o edifício é a sede do Governo do Estado e Chancelaria do Estado da Saxónia.

Atualmente encontra-se também neste edifício o Sächsisches Staatsministerium für Umwelt und Landwirtschaft (Ministério do Ambiente e da Agricultura do Estado da Saxónia).

Japanisches Palais (Palácio Japonês, 15)

Este edifício barroco foi construído em 1715, e expandido entre 1729 e 1731 para armazenar a coleção de porcelana japonesa de Augusto, o Forte. No entanto acabou por nunca ser usado com essa finalidade e, em vez serviu como uma biblioteca.

Como a história de muitos outros edifícios de Dresden, o Palácio Japonês foi parcialmente destruído durante os bombardeamentos aliados a 13 de Fevereiro de 1945, mas foi reconstruído nas décadas de 1950 e 1960.

Os trabalhos de reconstrução continuaram  até finais de 1987.

Hoje, alberga três museus: o Museu de Etnologia de Dresden (Museum für Völkerkunde Dresden), o Museu Estatal da Pré-História (Landesmuseum für Vorgeschichte) e o de História Natural (Senckenberg Naturhistorische Sammlungen Dresden).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s