Um Palácio do outro lado…

No dia de deixar Dresden, um dos objectivos era antes de regressar a casa visitar um palácio que ficava nos arredores da cidade.

No  percurso passei pela Loschwitzer Brücke (Ponte Loschwitzer) mais conhecida por Blaues Wunder (Maravilha Azul, 57). Uma ponte sobre o rio Elba,  que liga os bairros de Blasewitz e Loschwitz da cidade de Dresden, duas afluentes áreas residenciais, que em 1900 estavam entre as mais caras da Europa.

A ponte foi concluída em 1893 após dois anos de construção e foi nomeada König-Albert-Brücke em homenagem ao rei Albert da Saxónia. No século XIX foi considerada uma obra-prima da tecnologia por se ter conseguido construir uma ponte com as suas dimensões (280 metros de comprimento) sem quaisquer pilares no rio a apoiá-la. 

O “Azul” no nome advém da cor da ponte. Uma lenda urbana afirma que a ponte foi originalmente pintada de verde, mas que o tempo (ou segundo alguns, o sol) transformou-a numa ponte azul. No entanto, uma série de artigos de notícias e outras fontes, referem que a cor original era realmente azul, quando a ponte foi inaugurada e que já era designada de “Maravilha Azul”. Além disso, o nome é um trocadilho, já que o significado da frase “ein Wunder blaues erleben” é “para  experimentar uma desagradável surpresa”.

A portagem original da ponte  foi renunciada durante a hiperinflação de 1923.

Nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial várias pessoas, todas de forma independente, e correndo perigo de vida, salvaram a ponte de explodir aquando do recuo do Wehrmacht (nome do conjunto das forças armadas da Alemanha Nazi).

Preservada na sua construção original, a idade avançada da estrutura, tem levado a que nos últimos anos tenha havido alguma limitação ao tráfego sobre a mesma. No entanto esta ponte sobre o Elba continua a ser a única que permite atravessar a leste do centro da cidade de Dresden para  a cidade vizinha de Pirna.

Depois de percorrer alguns quilómetros, eis que começa a surgir sinalização na estrada indicando a proximidade ao palácio e parque que pretendia ficar a conhecer.

No entanto, consequência de um erro de interpretação de um mapa, e ao ver uma fila de automóveis à espera da sua vez para entrarem num pequeno ferryboat, fiquei com a clara sensação de que tinha que atravessar para a outra margem do rio, e assim o fiz.

Escusado será dizer que essa dedução estava errada, e à conta disso só pude ver o Palácio Pillnitz (58) e um pouco do seu parque à distancia com o Elba a separar-nos.

Ainda ponderei a hipótese de voltar a atravessar de novo para trás de ferryboat, mas a oportunidade tinha-se perdido, já que haviam outros objectivos na minha agenda para esse dia.

Resumindo, quando regressar a Dresden, o Palácio e Parque Pillnitz, é outro dos locais a ficar a conhecer convenientemente.

Em 1720 Augusto o Forte comissionou Pöppelmann e Longuelune para expandir o palácio renascentista existente para o tornar num palácio do prazer e mais tarde também numa residência de Verão. Trabalhando no estilo Chinoiserie (imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitetura ocidentais) os arquitetos adicionaram o Palácio do Rio e o Palácio Superior, que agora alberga o Museu de Artes Decorativas.

O Novo Palácio foi construido para substituir o antigo Palácio que foi destruído pelo fogo em 1818. Uma atração incomum no parque é uma árvore cameleira japonesa (plantada no século XVIII) que continua a florir anualmente.

5 thoughts on “Um Palácio do outro lado…

  1. Querida Turista:
    Estive a pôr em dia as minhas leituras, neste caso , as minhas viagens ( em terra, claro)! Adorei simplesmente o post e o link da Dresdner Molkerei. Sabe, a minha louça e enfeites de Natal preferidos são os da Villeroy e Boch. Se fosse rica comprava os bonequinhos e casinhas que aparecem por essa altura. A Vista Alegre podia inspirar-se e renovar nesse sentido . Tenho o serviço dos cavalinhos da VA, que adoro.
    Beijinhos.

    • Olá!!!

      Eu sei que aprecia bastante a louça e enfeites de Natal da Villeroy e Bosch. Eu também a aprecio bastante, mas tenho pena que as cores da mesma incida nos vermelhos, verdes e dourados (cores tipicamente natalícias), pois assim não consigo comprar nenhuma para a minha árvore por não existirem em rosa.

      Mas tenho que admitir que a Villeroy & Bosch não é a única marca de porcelana alemã com louça natalícia encantadora.

      Beijinhos

      • Cara “Turista”

        Após leitura de todos os seus “posts”, referentes a Dresden, assumo que fiquei apaixonada e seduzida, por esta imponente cidade.

        A “Turista” deu-me a conhecer uma cidade tão interessante e, imperdível não a conhecer in-locco.

        A narração da “Turista”, tão pormenorizada, alusiva a tantos monumentos de Dresden , foram a “rampa de lançamento”, para levar a efeito a programação de uma viagem, que se concretizará muito em breve.

        O meu muito obrigada por, através dos seus “posts”, me ter influenciado a tomar a decisão, atrás referida.

        Queira aceitar um beijinho de parabéns.

      • Cara executiva!

        Nem imagina como fiquei contente, por consequência dos meus artigos sobre Dresden ter despoletado a sua vontade de conhecer a cidade, e ter mesmo programado uma viagem para brevemente o fazer.

        Este é mesmo o melhor dos feed-back que se pode ter a um artigo que se escreve.

        Muito obrigada por ter me ter dado a conhecer que contribui com os meus artigos para efectivamente visitar a cidade.

        Um beijinho e sinta-se à disposição para colocar questões ou duvidas em que ache que eu a possa ajudar na programação da sua visita à capital da Saxónia.

  2. Pingback: Meissen à mesa | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

