Passeando pelo centro de Kassel

O centro da cidade de Kassel convida a um passeio descontraído para apreciar a arquitectura dos edifícios e não só.

Afinal, é a cidade da dOCUMENTA, que é considerada uma das maiores e mais importantes exposições de arte contemporânea e de arte moderna internacional. Esta exposição ocorre a cada cinco anos em Kassel. E quem visitar este ano Kassel entre 9 de Junho e 16 de Setembro, tem mais um motivo de interesse para o fazer, pois é quando decorre a 13ª dOCUMENTA.

Como já referi, são diversos os edifícios que despertam a atenção de quem visita a cidade. E para visitar o centro de uma cidade, nada melhor do que com um mapa para reduzir a probabilidade de nos perdermos involuntariamente.

O mapa anterior foi retirado deste prospecto, onde podem encontrar um pouco mais sobre as principais atracções da cidade.

Museu do Estado de Hesse – este edifício possui três colecções dos Museus estatais de Kassel. No primeiro andar encontra-se o Museu alemão do papel de parede, que apresenta esta arte de todo o mundo. Coberturas de paredes foram feitas de papel, texteis ou plástico.

Possui também exposições de pré-historia e história antiga, uma coleção de arte aplicada e uma exposição de folclore.

– a Câmara Municipal, localizada na extremidade superior da Konigsstrasse, possui elementos neo-renascentistas e neo-barrocos. Foi desenhada por Karl Roth e concluída em 1909. Sofreu graves danos durante a Segunda Guerra Mundial e quando foi reconstruida, o grande complexo foi simplificado em termos decorativos em 1950.

Ottoneum, foi construído entre 1603-06 como o primeiro edifício de teatro permanente na Alemanha. Actualmente acomoda o Museu de História Natural.

Museu Fridericianum, o primeiro edifício de Museu publico no continente europeu. Foi mandado construir pelo Landegrave Friedrich II, uma obra de Simon du Ry em 1769-76. Acomodou várias colecções principescas, como gabinetes de história natural, matemática, física, antiguidades, dispositivos mecânicos e medalhas. Albergou também a Biblioteca Estadual, que foi fundada em outro lugar em 1580.

Desde 1988 este edifício clássico é usado para exposições alternativas de arte contemporanea. É o local central da dOCUMENTA, todos os 5 anos.

– Presença da dOCUMENTA na paisagem com representações de arte a adornar a cidade.

– Uma obra de arte na varanda do antigo Palácio Vermelho (“Rotes Palais”): Os Desconhecidos (Die Fremden) por Thomas Schütte, da documenta IX, 1992.

O Teatro do Estado – projectado por Paul Bode e Ernst Brunding e construído entre 1956-59 está localizado no canto sudeste de Friedrichsplatz.

Museu Estatal de Kassel, Nova Galeria –  O edifício foi construído entre 1871 e 1877 como um museu para obras dos Velhos Mestres. Na Segunda Guerra Mundial, o edifício foi danificado e queimado em 1943. Os 60 trabalhos mais importantes foram levados para Viena, e foram devolvidos em 1956. O prédio e grande parte da coleção foram perdidos. O museu foi reaberto com o nome actual em 1976, e uma grande reforma foi concluída em 2011.

Estação central de comboios onde se encontra o Centro cultural com a Caricatura – Galeria de Arte Cómica. À sua frente encontra-se a escultura do Homem a caminhar em direcção ao céu, criada por Jonathan Borofsky para a dOCUMENTA IX em 1992.

A estação central quando foi construída entre 1851-56, um complexo do classicismo tardio era o maior projecto de estação do seu tempo.

Foi severamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Quando foi reconstruída, tal foi feito segundo o estilo dos anos 1950 mas retendo elementos do classicismo tardio.

Com a abertura da estação de Wilhelmshöhe ICE, para comboios de grande velocidade, a estação central perdeu alguma importância nessa sua primordial função. Mas como Estação cultural é uma grande atracção desde 1995 (com cinema – BALi, restauração e a Galeria de Artes cómicas com o Caricatura)

Igreja de S. Martinho – a igreja principal da cidade antiga. Foi fundada cerca de 1330 como igreja paroquial do distrito de Freiheit durante a primeira grande expansão de Kassel. Trata-se de uma igreja evangélica.

Igreja de Martin Luther, um dos poucos edifícios que sobreviveram aos bombardeamentos aliados da Segunda Guerra Mundial.

A Königstrasse é a principal rua comercial da cidade e na Königsplatz encontra-se um Centro Comercial, o City Point Kassel com alguma dimensão.

Termino este artigo referindo que não faltam realmente locais dignos de serem explorados no centro da cidade de Kassel.

4 thoughts on “Passeando pelo centro de Kassel

  1. Cara “Turista”

    Através deste seu “post”, a “Turista” deu-me a conhecer mais uma cidade muito interessante, com várias opções turísticas.

    A explanação que fez sobre Kassel, com fotos bem elucidativas, concluí que se trata de uma cidade, onde a história e a arte moderna se encontram.

    Kassel oferece aos seus visitantes uma interessante fusão, entre o antigo e o novo, o passado e o futuro.

    Parabéns pela precisão como narrou esta cidade, porque considero uma mais valia aos meus conhecimentos.

    Um beijinho de agradecimento.

    • Cara Executiva!

      Folgo em saber que gostou de mais esta cidade que desconhecia e que ficou a conhecer através do Blog.
      Kassel sendo a Casa da dOCUMENTA, é sem dúvida uma cidade de mão dada com a arte moderna e contemporânea, as quais se ajustam de forma simbiótica com a arquitectura histórica de uma cidade com uma rica história.

      Um beijo de obrigada pelo seu comentário com feed-back ao que escrevi.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s