O Palácio da Bela Adormecida em Sababurg

Nas proximidades da cidade de Kassel, encontra-se um lugar, Sababurg, que possui um Palácio muito especial, conhecido como o Palácio da Bela Adormecida dos Irmãos Grimm, que claro que estes atributos, é outro dos locais que integra a rota/estrada dos Contos de Fadas.

Com tal referencia, não é nada surpreendente que estando eu em Kassel tenha feito questão de conhecer tal Palácio.

O mapa seguinte pretende mostrar a sua localização geográfica em relação a Kassel.

Informaçao adicional: Entre Kassel e Sababurg são cerca de 37 km. No mapa também se encontra assinalado o Parque e Palácio Wilhelmsthal localizado em Calden (a cerca de 13km de Kassel), já mencionado num artigo anterior.

“Sababurg é dito ter sido o modelo para a morada da Bela Adormecida dos Irmãos Grimm. A residir na região de Rheinhardswald, uma das florestas primitivas alemãs com animais diversos, é cercado pela mais antiga reserva natural na região de Hesse denominada de “floresta virgem de Sababurg”. Nesta encontram-se majestosas árvores de samambaia e carvalhos antigos que crescem há alguns milhares de anos. […]

A história da Sababurg remonta a 19 de Abril de 1334, quando, para proteger os peregrinos que visitavam a aldeia vizinha de Göttsbüren, o Arcebispo de Mainz mandou erguer o Castelo. Nessa altura, o castelo foi nomeado de Zapfenburg.

Em 1455, quando o castelo se tornou abandonado devido à sua falta de utilidade política e militar, cavalos  garanhões selvagens foram produzidos nas suas instalações, marcando o início de um dos empreendimentos de criação mais antigos no país.

Mais tarde, o novo proprietário Landegrave Wilhelm II de Hesse começou a reconstruir o local e em cerca de 1522, com Philip I, o castelo foi transformado num pavilhão de caça imponente. [ …]
No final do século XVI, o castelo mudou o seu nome para Sababurg, o que lembra a deusa lendária da Saba.
Durante a Guerra dos 30 Anos, o castelo sofreu danos profundos e teve que ser renovado entre 1646 e 1651.

Em 1812, devido ao Livro dos Irmãos Grimm “Contos da Criança e do lar” as ruínas de Sababurg foram elevadas de estatuto, ao ficarem conhecidas como o Castelo da Bela Adormecida (Dornröschenschloss).

[…]
Em 1959, com a Família Koseck, o Sababurg foi transformado num luxuoso hotel com um distinto restaurante. Desde então é gerido por esta família.” ( texto tradução livre retirada do livro “The German Fairy Tale Route By Johnny Tan”)

A imagem seguinte resulta da digitalização de um postal que adquiri no palácio.

Passear um pouco pela propriedade de Sababurg, foi como entrar numa dimensão alternativa dos contos de fadas, influenciada claro, pelo Palácio ser denominado como o da Bela Adormecida.

Os quartos do hotel, não fiquei a conhecer, mas a sala do restaurante com um ambiente muito acolhedor, um tanto rústico e janelas que permitem vislumbrar a floresta e os espaços verdejantes circundantes até se perder no horizonte, também contribuiu bastante para viver por um período nessa dimensão onde as fadas existem.

Na altura do trajecto descendente até ao local onde o automóvel tinha ficado estacionado, não me cansei de apreciar os candeeiros exteriores ao longo do percurso, que achei muito peculiares, por recordarem as imagens das típicas sombras chinesas, alusivas a contos de fadas e do meu estilo da sinalética usada no palácio e no site.

Apreciei igualmente uma estátua de madeira, certamente da Bela Adormecida, na base da propriedade do Palácio, já no domínio do Jardim do Zoológico (Tierpark) de Sababurg, o mais antigo da Europa.

Aqui podem encontrar mais pormenores deste palácio e resposta para algumas questões relacionadas com a visita ao mesmo.

A escolha de um local dos Contos de Fadas para o artigo no dia de Carnaval devem-se a estes serem um dos temas preferidos para o dia particularmente propício a viver um mundo de fantasia e folia.

Um óptimo dia de Carnaval, cheio de alegria e folia, seja ele um dia feriado ou não 😉

Anúncios

4 thoughts on “O Palácio da Bela Adormecida em Sababurg

  1. Haverá Bela que se recuse a adormecer em tal paraíso?
    Não creio! Só recearia animais rastejantes que são um dos meus terrores mais acintosos…
    Outro belo lugar, sem dúvida! Deus deu a alguns povos areia e petróleo, a outros paisagens destas, já que as construções dependem de muitos outros factores…
    Visite agências turísticas com os dados que já possui e poderá ser uma óptima guia para portugueses, brasileiros e
    ingleses! Eu fa-lo-ia!
    Beijinhos e parabéns

    • Bom dia!

      Sem dúvida alguma que este é um castelo digno de uma Bela princesa, e com uma paisagem circundante realmente idílica.
      A Alemanha tem mesmo locais muito interessantes, mas presumo que todos os países os tem.
      Beijinho e Obrigada pelas congratulações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s