A Viena de Hundertwasser

Até visitar Viena, desconhecia de todo a existencia de um artista conhecido como Friedrich Hundertwasser.

Friedensreich Regentag Dunkelbunt Hundertwasser (15 de Dezembro de 1928 – 19 Fevereiro de 2000) foi um artista austríaco que nasceu com o nome de Friedensreich Stowasser em Viena. Ele tornou-se um dos mais conhecidos artistas contemporâneos austríacos, apesar de bastante controverso, em fins do século XX.

Mas depois de conhecer algumas das suas obras fiquei fã do seu trabalho.

Pode-se dizer que se trata de um artista muito abrangente já que as suas obras incluem Pinturas, Gráficos, Tapeçarias, Arte Aplicada, Arquitectura, Manifestações Ecológicas e Manifestos

Viena é uma das cidades onde naturalmente se podem encontrar algumas das suas obras arquitectónicas.

Hundertwasser Krawinahaus (Casa Hundertwasser), o primeiro projecto arquitectónico de Hundertwasser, feito em co-autoria com o arquitecto Joseph Krawina. Localiza-se na Kegelgasse 34-38.

– o Café “Kunst und Cafe” no rés-do-chão da Hundertwasser Haus, um espaço muito acolhedor onde se “respiram” obras do mestre e se assiste a um documentário em que o protagonista é o próprio Hundertwasser em que ele apresenta a sua casa. Localiza-se na Löwengasse 41-43.– a Hundertwasser Village, trata-se de uma espécie de bazar, onde se encontram lojas e um café/bar na área central. Localiza-se na Kegelgasse 37-39.

Kunst Haus (Casa do Artista), que é onde se encontra o Museu de Hundertwasser. Localiza-se na Weißgerberstraße 13.

Aberta em 1991, alberga uma exposição permanente em dois andares e dois andares adicionais são dedicados a exposições temporárias. No rés-do-chão encontra-se um café-restaurante e uma loja.

Nos arredores da cidade de Viena existe um outro edifício cuja arquitectura é de Hundertwasser. Trata-se do incinerador Spittelau, uma das três estações de tratamento térmico de resíduos da Fernwärme Wien GmbH. A fachada do edifício foi artisticamente concebida por Friedrich Hundertwasser.
Com uma capacidade total instalada de 460 MW, a usina é o segundo maior produtor de aquecimento urbano da cidade de Viena.

A fábrica, localizada na parte norte do 9º Distrito junto ao Canal do Danúbio (na Spittelauer Lände 45), foi concluída em 1971.

O Spittelau só o apreciei à distância, da Torre do Danubio, mas ainda assim achei um edifício impressionante, e fiquei com vontade de conhecer de perto. (A imagem do edifício de perto, foi tirada da Wikimedia Commons).

4 thoughts on “A Viena de Hundertwasser

  1. EU QUE JÁ VISITEI VIENA, CONFESSO QUE NÃO VI NENHUM DOS “MONUMENTOS” A QUE FAZ ALUSÃO.
    FIQUEI COM VONTADE DE VISITAR DE NOVO VIENA PARA CONHECER ESTES E OUTROS DOS MUITOS MONUMENTOS, PRAÇAS E JARDINS, QUE POR LÁ HÁ.
    A RAZÃO DE FICAR POR CONHECER ESTES E OUTROS LOCAIS FOI QUE DURANTE OS 3 DIAS QUE POR LÁ ANDAMOS CHOVEU MUITO E QUE NOS LIMITOU BASTANTE.
    BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA.

    • Sem dúvida que a chuva atrapalha bastante quando se quer explorar uma cidade e ficar a conhece-la melhor.
      Talvez da próxima vez que visitar a capital austríaca tenha mais sorte com o tempo.
      Eu admito que aquando desta visita a Viena também fui confrontada com a presença da chuva em algumas ocasiões, mas consegui gerir isso aproveitando para visitar o interior de alguns locais.

      Beijinhos

  2. o que eu andei (e fiz andar as minhas companheiras de inter-rail) para conhecer a casa do Hundertwasser!
    Ele tem edifícios muito interessantes, alegres e diferentes em vários pontos da Áustria.
    Continua a deliciar-me com as tuas reportagens.
    Estou de acordo com a leitora que te sugere tentares ser guia turística. Melhor não podias ser.Já comprovei in loco.
    beijos.

    • Não é só na Áustria que existem edifícios interessantes, coloridos e diferentes, obras de Hundertwasser. Já os encontrei também na Alemanha e Suíça por exemplo, e há uns outros quantos que tenho curiosidade de ver in loco.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s