Gasometer City

Antes de “virar a página” e deixar Viena para trás, devo referir um local que me surpreendeu pela capacidade de conversão de um espaço em algo completamente diferente.

Refiro-me à Gasometer City, actualmente muito mais que um centro comercial.

Os gasómetros em Viena eram quatro tanques de gás, cada um com 90.000 m³ de capacidade de armazenamento, construídos como parte das obras de gás municipal de Viena,  a Gaswerk Simmering entre 1896-1899. Eles estão localizados no 11 º distrito, em Simmering. Foram usados entre 1899 e 1984 como tanques de armazenagem de gás. Após a passagem do gás da cidade para gás natural entre 1969 e 1978, eles deixaram de ser usados e foram fechados.

Apenas as paredes frontais exteriores de tijolo foram conservadas.

E assim começou a história de reconversão das estruturas, encontrando um novo propósito nos tempos modernos.

Viena realizou uma remodelação e revitalização dos monumentos protegidos e, em 1995, solicitou por ideias para a nova utilização das estruturas. Os projectos escolhidos dos arquitectos Jean Nouvel (Gasómetro A), Coop Himmelblau (Gasómetro B), Wehdorn Manfred (Gasómetro C) e Holzbauer Wilhelm (Gasómetro D) foram concluídos entre 1999 e 2001. Cada gasómetro foi dividido em várias zonas de estar (apartamentos na parte superior), trabalho (escritórios nos pisos intermédios), entretenimento e compras (shopping centers nos andares térreos). Os níveis de shopping em cada gasómetro são ligados uns aos outros por pontes aéreas.

Esta é a planta com legenda do que em termos comerciais e de lazer se pode encontrar na Gasometer City. Para mais pormenores aconselho o site oficial (em alemão mas suficientemente elucidativo), de onde inclusivamente retirei esta planta, ou este outro site com informações e dados relevantes (este também em inglês).

Em 30 de Outubro de 2001, o presidente da câmara participou da grande abertura oficial  dos Gasómetros, apesar de as pessoas já se terem começado a deslocar lá a partir de  em Maio do mesmo ano.

Sem dúvida alguma, um local com muito para oferecer a diversos níveis.

2 thoughts on “Gasometer City

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s