Basílica de S. Bonifácio em Munique

Não me canso de repetir que Munique está repleta de edifícios religiosos, todos únicos e impressionantes, cada um por algum motivo ou elemento em especial.

A Basílica de S. Bonifácio, encaixa perfeitamente nessa categoria, e foi uma verdadeira “caixinha de surpresas” para mim, com o seu interior inesperado dada a fachada exterior.

Não se localiza no centro do centro da cidade, mas igualmente numa zona nobre da mesma, na Karlstrasse  34, 80333 Munique.

Com a Basílica de São Bonifácio, o rei Ludwig I pretendeu construir uma igreja impressionante e de prestígio. A igreja possui pouco mais de 160 anos de existência (construída entre 1835-1850), mas é um espelho que reflecte a turbulenta história do mosteiro e da paróquia.

O ré-estabelecimento de novos mosteiros depois da secularização em 1803 foi uma pretensão muito querida do rei Ludwig I da Baviera. A sua preferência era que os beneditinos se estabelecem na sua capital e cidade de residência.

Com uma densidade populacional crescente, tornou-se necessária uma reorganização das paróquias, em Munique. Com a Abadia e paróquia de S. Bonifácio na nova Maxvorstadt o Rei Ludwig colmatava esses dois aspectos.

Mais do que isso, na igreja e mosteiro de S. Bonifácio, e com os edifícios de exposições e museus de arte adjacentes da Königsplatz, com o recente Museu da Colecção de Antiguidades, o rei percebeu em termos arquitectónicos a tríade de igreja, ciência e arte, o que corresponde à sua ideia de religião como a fonte de toda arte. Assim, ele nomeou esta basílica de S. Bonifácio para o local do seu túmulo. Também se encontra aqui sepultada a sua esposa, a Rainha Therese von Sachsen-Hildburghausen

A antiga basílica de S. Bonifácio foi erguida no estilo neo românico. Mas devido à quase total destruição do templo durante a Segunda Guerra Mundial, a nova basílica foi transformada num moderno edifício central, onde o altar se encontra no centro e no meio da igreja.

A compilação de imagens seguintes ilustra um pouco do que se pode encontrar nas alas laterais da igreja.

One thought on “Basílica de S. Bonifácio em Munique

  1. Pingback: Colecção de Antiguidades do Estado em Munique | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s