Castelo Prunn

Se se pretende visitar um palácio ou castelo na Baviera, a forma mais expedita de encontrar um, é através do site da Administração do Estado da Baviera dos Palácios,  Jardins e Lagos (Bayerische Verwaltung der staatlichen Schlösser, Garten und Seen).

Tendo em consideração os que já tinha visitado e a distancia que distava desde a minha residência aqueles que ainda me faltava conhecer, a minha aposta incidiu no Castelo Prunn, em Riedenburg, mais precisamente em Schloßprunn 1, 93339 Riedenburg. Germany (a cerca de 121km de Munique).

O Castelo Prunn encontra-se numa área sobranceira com vista privilegiada sobre o Rio Danubio, e nas imediações existe um parque de estacionamento, que estava vazio quando cheguei. Isso não era muito bom prenuncio.

Estes são os placares informativos que se encontravam nas imediações do parque e do Castelo.

Admito que os horários muito definidos para visitar o castelo, não me despertaram grande atenção da primeira vez que os vi, o que devia ter acontecido.

Depois de ter deixado o parque de estacionamento e começar a descer as escadas de madeira que levavam ao castelo, eis as imagens do mesmo.

Antes de passar a ponte que conduz ao castelo, encontra-se uma placa informativa com alguns dados relevantes acerca do mesmo.

“O Castelo Prunn foi mencionado pela primeira vez em um documento no ano 1037.

A torre fortificada de 31 metros é uma das mais antigas secções e data do período românico. Ao longo dos séculos, o edifício mudou várias vezes de proprietários. Entre os seus proprietários figuraram os duques Wittelsbach, e no século XIV, os cavaleiros da Frauenberg (montanha da mulher) mulheres da montanha, cujas normas representaram um ponto alto na história cultural do castelo.

A vida no castelo é ilustrada por salas como a câmara das mulheres e a cozinha, bem como o salão dos guardas com os seus fragmentos de frescos medievais. A capela do castelo foi reconstruída no estilo barroco em cerca de 1700 pelos jesuítas de Ingolstadt.
Prunn Castelo fica numa posição exposta no cimo de um penhasco Jurássico com uma vista panorâmica sobre o Altmültal e para o castelo vizinho, Rosenburg.”
A planta com os andares do castelo ilustra o que compõe o mesmo e as diversas épocas de construção e expansão do mesmo.

Mas dado o horario em que as visitas guiadas ocorriam, a falta de afluência de interessados, ou de funcionários no local e o frio que se fazia sentir, não esperei para descobrir se às 13:30 (faltavam mais de 45 minutos para isso) estaria alguém ali para que a visita guiada ao interior do castelo se realizasse.
Resumindo, se desejar regressar para visitar o interior do castelo, devo ter em consideração para evitar fazê-lo antes de 15 de Março, e talvez seja mesmo preferível faze-lo quando os dias se tornarem mais quentes e a afluencia turistica aumente.
Deixo apenas, para terminar este artigo, algumas imagens tiradas do pátio do castelo, com alguns pormenores que despertaram mais a minha atenção.

One thought on “Castelo Prunn

  1. Pingback: Palácio Eggersberg | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s