Aschaffenburg, ainda na Baviera

Aschaffenburg é uma cidade no noroeste da Baviera, que pertence à região administrativa da Baixa Francónia (da qual Würzburg é a capital).

Aquando na transacta semana visitei o site da Administração do Estado da Baviera dos Palácios,  Jardins e Lagos (Bayerische Verwaltung der staatlichen Schlösser, Garten und Seen), Aschaffenburg foi a cidade que mais interesse me despertou, mas não era verosímil visita-la e regressar a casa no mesmo dia, pois dista de Munique cerca de 355km, e seria deveras desgastante.

A cidade fica bem mais perto da maior cidade do estado alemão de Hesse, Frankfurt am Main, distando desta cerca de 45km.

Assim, ficou acordado que visitaria a cidade no fim-de-semana seguinte, ou seja, este ultimo.

A cidade é encantadora e só pela sua atracção principal, já merece a visita, mas possui muitas outras.

A cidade pertenceu ao Arcebispado de Mainz por cerca de 800 anos, um influente eclesiástico e secular principado-bispado do Sacro Império Romano-Germânico entre 780-82  e 1802.

Não será assim surpreendente, que a principal atracção turística da cidade seja justamente um importante palácio renascentista, que foi a segunda residência oficial dos arcebispos e eleitores de Mainz até 1803.

Trata-se do Palácio Johannisburg, construído entre 1605 e 1614, sob as ordens do príncipe-eleitor Johann von Kronberg Schweickard, pelo arquitecto da corte Georg Ridinger. No local existiu outrora, uma fortaleza medieval, que foi destruída na Guerra dos Margraves de 1552, persistindo apenas a antiga torre fortificada.

Esta é a planta do palácio, que encontrei em uma das paredes perto da entrada principal.

Pela mesma depreende-se que o Palácio possui uma igreja (Schlosskirche), uma Câmara de paramentos (Paramentenkammer), uma colecção de modelos de cortiça (Korkmodellsammlung), Aposentos principescos (Fürsttliche Wohnräume),  Centro europeu de obras de Lucas Cranach, o Velho (Cranach-Zentrum Europäische Meisterwerke), Museu do Palácio com História da Cidade, artesanato, pintura e artes gráficas dos séculos XVI-XX (Stadtgeschichte, Kunsthandwerk Malerei und Graphik des 16-20. Jahrd).

O interior do palácio será objecto de outros artigos, pois aquando da minha primeira visita, o mesmo já se encontrava fechado e só pude vislumbrar o seu exterior (consequência de em Março os 3 Museus (Drei Museen) fecharem às 16h, e a ultima entrada ser às 15h).

As imagens seguintes ilustram alguns pormenores das fachadas exteriores do palácio,

e do pátio interior.

Para mais informações acerca da história deste palácio, podem consulta-la aqui.

5 thoughts on “Aschaffenburg, ainda na Baviera

  1. Pingback: Pequeno Almoço e Pompejanum | Turista Ocasional

  2. Olá querida amiga, tudo bem com vc?
    Conheci Aschaffenburg a muito anos e o que mais me marcou nesta visita foi a galeria do castelo que tem um acervo maravilhoso de pinturas européias dos séculos XV e XVII. Como eu estudava História da Arte naquela época me marcou demais este passeio.
    Lindas fotos!!!
    Um grande abraço para vc.

    • Olá Angela!

      Eu fiquei muito bem impressionada com a cidade de Aschaffenburg e com tudo o que esta tem para oferecer a quem a visita. Claro que tudo o que o interior do palácio alberga, está no topo dos atractivos da cidade.

      Por aqui tudo bem, e espero que contigo e família também.
      Beijinhos

  3. Pingback: Um pouco mais do centro de Aschaffenburg… | Turista Ocasional

  4. Pingback: De regresso ao Palácio Johannisburg… | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s