No rescaldo da Páscoa em Zagreb…

Durante as ultimas mini-ferias de Páscoa estive na capital da Croácia, Zagreb.

Na Croácia são dias feriados o domingo e a segunda-feira de Páscoa, pelo que nesses dias não conte encontrar o comércio aberto ou os mercados em plena actividade.

Faço no entanto uma ressalva, para salientar que se no domingo os centros comerciais com que me deparei no percurso, estavam realmente fechados, já na segunda-feira deparei-me com a grande maioria das lojas do centro comercial Arena Centar abertas, inclusivé o supermercado existente no seu interior.

Não sei se tal foi excepção à regra geral institucionalizada, ou se existem feriados de primeira e de segunda categorias no país.

Na Croácia os Mercados de Páscoa também são populares e eu como os aprecio bastante não perdi a oportunidade de os visitar em Zagreb. Algo original que descobri na Croácia, neste caso em Zagreb, são os “Ovos de Páscoa Croatas do Coração” gigantes, que se podem encontrar.

O mapa seguinte, do centro histórico da cidade de Zagreb, ajuda a identificar e localizar os Mercados de Páscoa que visitei e onde encontrei os ditos “Ovos de Páscoa Croatas do Coração”.

Mercados de Páscoa

Na praça principal da cidade, a Trg Bana J. Jelacica, encontra-se um dos Mercados de Páscoa, que decorreu entre 22 de Março e 9 de Abril, entre as 10:00 e as 22:00, mas que esteve fechado durante os dias feriados da Páscoa.

O Mercado de Páscoa é bastante diverso ao nível dos artigos que as barraquinhas possuem à venda.

Numa rua/artéria adjacente, inferior à desta praça principal da cidade situa-se um outro, pequeno, Mercado de Páscoa. Neste encontrei artigos de artesanato diferentes dos do primeiro mercado e que apreciei bastante mais (onde aproveitei para comprar um ovo de Páscoa decorativo, para acrescentar aos que decoram a minha árvore de Páscoa dourada)

Este é o referido ovo de Páscoa, a minha ultima aquisição decorativa desta Páscoa 2012.

Pelos panfletos onde se encontram anunciados os eventos que decorrem em Abril na cidade de Zagreb, encontrei referencia a um outro Mercado de Páscoa, no Green Gold Centre, situado na Radnicka cesta 52, no primeiro andar, mas que como decorreu apenas entre 4 e 7 de Abril, e a sua localização era fora do centro histórico da cidade, não tive oportunidade de visitar.

Ovos de Páscoa Croatas do Coração (alguma informação extra pode ser obtida aqui, apesar do artigo não ser de 2012), pintados no estilo de arte naíve croata por artistas do condado de Koprivnica- Krizevci, berço da arte Naive croata.

Três destes Ovos de Páscoa gigantes encontram-se na praça em frente à Catedral da Cidade.

Com o intuito de admirar estes ovos com mais atenção e descobrir as suas várias facetas, eis os ovos apreciados sob vários ângulos. Alguns dos quais ilustram os edifícios turísticos mais emblemáticos da cidade.

No posto turístico da cidade (assinalado com um (i) de informações), localizado numa das extremidades da já citada praça principal da cidade (Trg Bana J. Jelacica), encontra-se outro destes ovos.

Desconheço se existem outros destes ovos espalhados pela cidade, mas por onde andei a visitar não encontrei mais nenhum.

8 thoughts on “No rescaldo da Páscoa em Zagreb…

  1. Querida Turista:
    Uma ideia bem gira esta de estimarem os seus artesãos a ponto de colocarem aqueles ovos gigantes em grande destaque. Contribui para uma certa identidade nacional no bom sentido.
    Claro que a Turista não deixou escapar a aquisição de mais um enfeite!
    Beijinho.

    • Olá!

      Estes Ovos gigantes magistralmente decorados segundo o estilo de Arte Naive, são uma ideia engenhosa de promover a arte de que se orgulham tanto, dentro e além fronteiras, já que alguns deste Ovos viajaram mundo, e povoam/povoaram outras cidades (a avaliar pelo que diz o artigo, a que faço referencia, decoraram Budapeste, Bratislava, Barcelona, Bilbao e atravessaram mesmo o oceano e chegado a Nova York). Sem dúvida alguma, uma forma perspicaz e original de promover a Croácia.

      Pois… adquirir mais um enfeite, desta vez de Páscoa, foi mesmo uma condição necessária depois de ver ovos tão originais nos Mercados de Páscoa.

      Beijinho

      • Cara “Turista”

        Ao ler o seu “post” de hoje, fiquei seduzida pela beleza dos Ovos enormes de Páscoa, colocados em locais principais, chamando assim atenção a qualquer visitante.

        A perfeição colocada pelos artesãos, na feitura dos ovos e, a manutenção de um costume, é digno de louvor.

        Gostei de ver as “barraquinhas” de Páscoa, com os mais diversos produtos, não faltando os belíssimos Ovos.

        A “Turista” não resistiu à tentação e, na verdade, o ovo adquirido é um “must”.

        Não conheço Zagreb. Como usual, a “Turista” não deixará de me dar a conhecer, através dos seus próximos “posts”.

        Desde já, os meus agradecimentos.

        Beijinhos

      • Cara Executiva,

        Os “Ovos Croatas do Coração”, são realmente muito interessantes, e não passam despercebidos a quem se depara com eles.
        Penso que esta ideia dos Ovos foi genial, e uma forma magnifica de promover o pais, a sua cultura e espolio artístico quer dentro do pais quer no exterior.

        Eu aprecio bastante os Mercados de Natal e os de Páscoa também. Por isso não quis perder a oportunidade de visitar estes últimos, e claro, de adquirir algo nos mesmos.

        Beijinhos

  2. Olá querida turista,
    estou curiosa com o que vais escrever nos próximos dias, pois estou certa que em 7 anos Zagreb deve ter mudado alguma coisa.
    Uma coisa curiosa quando lá estive: por volta das cinco da tarde, na praça central, hora de sair do trabalho muitos homens esperavam as suas namoradas com um singelo ramo de flores campestres. Foi em Agosto, não sei se era um dia especial ou se eles são gentis todos os dias!

    Adorei os ovos. Não me importava de ter um daqueles aqui no jardim.
    Beijinhos

    • Olá!!!

      Não sei mesmo se te aperceberás de grandes alterações em Zagreb com base nos meus artigos, pois a minha visita à capital croata incidiu predominantemente na sua área e centro histórico, pelo que os edifícios já lá estavam certamente quando visitaste a cidade. Talvez em alguns casos as fachadas dos mesmos estejam é mais degradadas e com alguns grafitis a colori-las😉

      Os ovos gigantes são realmente muito interessantes.

      Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s