Gornji Grad e a Igreja de S. Marcos…

A Igreja de S. Marcos é outro dos monumentos arquitectónicos mais emblemáticos da cidade de Zagreb, em certa parte dado o seu telhado deveras original.

Localizada numa das colinas da cidade, na área denominada de Gornji Grad (cidade superior), a forma mais simples e menos desgastante para chegar a essa área, é através de um funicular.

Depois da subida de funicular, apreciar a cidade de um ponto sobranceiro é uma realidade, que vale a pena aproveitar.

Junto à saida do Funicular, é onde se encontra a Torre Lotrscak, outrora a principal torre da cidade, actualmente um marco da cidade. A torre foi construída em meados do século XIII e é uma das melhor preservadas estruturas do antigo sistema de defesa da cidade.

No percurso até à emblemática igreja é impossível ficar indiferente a outros edifícios relevantes em termos turísticos.

A Igreja de Sta.Catarina foi um dos primeiros locais por onde passei. Uma igreja barroca,  erguida no século XVII, cujo interior foi designado no século XVIII.

Logo a seguir acedi à rua, a Ćirilometodska, que conduz à praça onde se encontra a Igreja de S. Marcos: No percurso encontram-se alguns locais que merecem uma visita.

O primeiro é o Museu das relações partidas, o qual atendendo à sua temática deve ser bastante original, mas como não o visitei não possuo uma opinião sobre o mesmo.

Pouco depois deparei-me com uma igreja cuja fachada frontal se encontrava em restauro. Trata-se da Igreja greco-católica dos Santos Cirilo e Metódio. Foi construída em 1880 no estilo neo-bizantino, baseada no projeto do arquiteto Hermann Bollé (1845-1926). Nesse local existiu antes a Capela de St.Basil, que sofreu graves danos com um desastroso terramoto.

No seu interior, a tela central com ícones foi pintada pelo artista ucraniano Epiminondas Buchevski e pelo pintor croata Nikola Masic, enquanto quatro pinturas amplas sobre as paredes foram pintadas por Ivan Tisov (1870-1928). Ao lado da igreja é também Seminário greco-católica, fundado no século XVII.

Uns passos mais à frente, na mesma rua encontra-se o Museu Croata de arte Naive. Este tive mais curiosidade e interesse em visitar, mas como no seu interior era expressamente proibido tirar fotografias, só possuo uma da porta interior de acesso ao Museu. No site do museu, encontra informação relevante sobre o seu teor e obras expostas.

Depois da visita ao museu, a paragem seguinte foi na praça onde se encontra no seu centro a Igreja de S. Marcos que tinha tanta curiosidade e interesse em conhecer.

Os brasões no telhado da Igreja são respectivamente o da Croácia (à esquerda) e o de Zagreb (a direita) e foram feitos no século XIX. O brasão da Croácia é composto por três partes que simbolizam as 3 províncias históricas: Croácia (topo esquerda), Dalmácia (topo direita) e Slavónia (área inferior).

Esta colorida Igreja de São Marcos é um dos edifícios mais antigos de Zagreb e um dos seus símbolos. É mencionada pela primeira vez na lista das igrejas paroquiais no Estatuto do Kaptol de 1334. Foi construída no século XIII, inicialmente no estilo românico, da qual, apenas uma janela na parede sul e a fundação torre sineira se encontram preservadas. Os arcos góticos e o santuário foram construídos na segunda metade do século XIV, altura em que a igreja adquiriu a sua parte mais valiosa, o luxuoso portal sul gótico. Em termos das figuras que ele contém, é dos portais góticos mais bonito, na Croácia. Foi feito na oficina Parler, uma das mais famosas oficinas de escultura medieval.

A parede noroeste contém o brasão mais antigo de Zagreb, que data de 1499. A igreja foi totalmente reconstruída na segunda metade do século XIX, baseada nos projetos dos arquitetos vienenses Friedrich Schmidt e Bolle Hermann. Submeteu-se a outra reconstrução na primeira metade do século XX. Naquele tempo, o renomado pintor Jozo Kljakovic (1888 – 1969) pintou as paredes, enquanto que o altar foi decorado com obras de famoso escultor Ivan Mestrovic.

No interior, o tecto dourado e as paredes laterais pintadas despertaram sobretudo a minha atenção.

Os edifícios que rodeiam a Praça de S. Marcos, são de instituições chave do estado, o Parlamento, o Governo e o Tribunal Constitucional.

Perto da praça encontra-se também o edifício do Instituto de História Croata, conhecido pelo seu amplo salão dourado (que adquiriu esse nome dadas as abundantes decorações banhadas a ouro que possui). Não visitei esse seu salão, mas o gradeamento ornamentado do seu portão é surpreendentemente trabalhado e não passa despercebido, nem ao mais distraído.

A área superior da cidade é mesmo repleta de locais com imenso interesse e valor…

2 thoughts on “Gornji Grad e a Igreja de S. Marcos…

  1. Querida Turista:
    Apreciei bastante o seu post. Não conheço Zagreb, um dos destinos agora tão em moda. Não sei a relação que vai na minha cabeça, estes locais e estes nomes associo-os às aventuras de Tintin.
    Beijinho e bom fim de semana.

    • Olá!

      Desconhecia de todo que Zagreb era um dos destinos na moda. Mas posso afirmar que a avaliar pelas lojas que encontrei e pela forma como as pessoas com quem me cruzei se apresentavam, os croatas preocupam-se bastante com a sua aparência e a moda.

      Um dos motivos para a escolha de Zagreb como o destino destas ultimas férias de Páscoa, foi não conhecer ainda a Croácia, e obviamente a sua capital, ter ficado bem impressionada com o que descobri acerca da cidade, e claro, ficar a cerca de 550km de Munique (vistas bem as coisas, mais perto do que estando no Porto, passar uns dias no Algarve😉, e mais acessível também em termos de custos com portagens (na Alemanha as autoestradas são gratuitas, na Austria adquire-se um selo que permite andar livremente nas autoestradas por 10 dias, na Eslovénia adquire-se um outro selo que permite andar nas autoestradas durante 7 dias, ambos de valor inferior a 10€, e apenas na Croácia o sistema de portagens é mais idêntico ao português, por viagem e percurso))

      Beijinho e um bom fim-de-semana, para si e sua família

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s