No centro histórico de Heidelberg…

O centro  histórico de Heidelberg é repleto de pontos de interesse.

Depois de deixar o castelo no cimo da colina, o percurso descendente conduziu a uma praça, a Kornmarkt (Mercado de Milho)  já no centro histórico da cidade.

Esta praça foi usada no passado para a recolha e comércio de bens agrícolas.  Desta praça pode-se apreciar uma vista maravilhosa para o castelo, no seu centro encontra-se a estátua da Madonna. A estátua foi erguida em 1718 pelos jesuítas, com o intuito de motivar os cidadãos de Heidelberg a se converterem ao catolicismo. O Conde Eleitor desde 1685 que tentava que os seus súbditos voltassem à fé católica, e os jesuítas apoiaram imenso nesse sentido: publicaram folhetos, organizaram peregrinações e colocaram também outras estátuas da Virgem Maria. O Conde, por mais que tenha sido o seu esforço, não foi capaz de convencer muitos dos protestantes, que preferiram emigrar para outras áreas do país em vez de alterar as suas crenças.

A seguir a esta praça, o percurso continuou até uma outra ainda mais central, a Marktplatz. É nesta que se encontra a Rathaus (Câmara Municipal) e a Igreja do Espírito Santo entre outros edifícios de interesse.

A Igreja do Espírito Santo foi construída entre 1344 e 1441, mas a sua torre só foi concluída em 1544. Foi o local de sepultamento de 55 Príncipes eleitores e acolheu a famosa Biblioteca Palatina até 1623. Pós 1816 ao longo dos séculos  seguintes Durante os séculos seguintes, a igreja alterou com frequência a sua denominação religiosa e foi usada em épocas diferentes por católicos bem como protestantes. Actualmente esta igreja é protestante.

A pedra fundamental para a construção do edifício da Rathaus foi colocada em 1701 (depois de em 1689 a anterior câmara municipal ter sido destruída pelas tropas francesas).

O responsável pelo projecto desse edifício foi o engenheiro-chefe Flemal. A escultura que mostra máscaras e o brasão do Príncipe Eleitor foi criado pelo escultor húngaro Heinrich Charrasky que viveu e trabalhou em Heidelberg entre 1710 e 1720.

As grades da varanda rococó com as iniciais do Príncipe Eleitor Karl Theodor foram adicionadas em 1751. Entre 1703 e 1914, a assembleia da câmara encontrava-se por trás dessa varanda, ou seja, nas salas adjacentes do norte. Devido a um incêndio, a câmara teve que ser reconstruída em 1908. Várias casas localizadas a sul do edifício ao longo da “Hauptstraße” foram derrubadas e substituídas pelo novo edifício que viria a se tornar parte da câmara. O prédio leste da câmara foi construído previamente em 1886.

A Casa do Cavaleiro São Jorge, já na Hauptstrasse, “colada” à Rathaus, foi encomendada em 1592 pelo comerciante Huguenot de tecidos, Charles Bélier. A casa possui este nome dado o busto de um cavaleiro com armadura em cima da empena.

É uma das poucas casas da cidade que sobreviveu quase ilesa, e por isso foi usada como a Câmara Municipal entre 1693 e 1703. Com a excepção dessa década, no entanto, tem servido como um hotel e pousada desde o final da guerra dos Trinta Anos (que ocorreu entre 1618-1648).

A Igreja Jesuíta foi construída em dois períodos diferentes. O primeiro entre Abril de 1712 e 1723, durante o qual foi construída a capela-mor, e a primeira travessa adjacente da nave. O exterior e as fachadas foram concluídas durante o segundo período de construção, que começou em 1749. A torre da igreja, que foi construída pelo mestre-construtor do arcebispo Friedrich Federle, foi adicionada mais tarde (1866 – 1872). O interior barroco original não foi preservado. A única peça que persiste é a pintura do altar central, criado por Andreas Müller, um estudante de Kaulbach. O túmulo do príncipe eleitor Friedrich, o Vitorioso está localizado no canto nordeste da igreja. A leste dos portais  da igreja encontra-se a entrada do antigo Colégio dos Jesuítas. Originalmente, o complexo também incluía a escola dos jesuítas e o “Seminarum Carolinum“. Hoje, estes edifícios são utilizados pelo seminário filosófico da universidade e pela administração da universidade.

Nas imediações encontra-se também o edifício da Biblioteca da Universidade.

A Biblioteca da Universidade, foi projetada por Josef Durm e construída em 1901-05. Este tipo de biblioteca, com estantes fechadas, era novo na época,  e que combina a funcionalidade com arquitectura representativa.

Construída com o arenito vermelho típico da região, reflecte o estilo renascentista do Castelo, integrando elementos de Arte Nova. Um dos mais preciosos tesouros da biblioteca é o Manesse Codex, uma coleção de canções manuscritas medieval.

O edifício da mais antiga Universidade alemã  fica perto à Biblioteca.

O edifício da Universidade Antiga (também conhecida como a Wilhelmina Domus) foi erguido por Johann Adam Breunig em 1712-1735. Para as celebrações de 500 anos da universidade em 1896, o auditório histórico, na ala oeste foi remodelado no estilo neo-renascentista.

A antiga universidade contém o escritório do chanceler, bem como o Museu da Universidade (fundado em 1996). Ele documenta a história da mais antiga universidade da Alemanha, que foi fundada pelo príncipe eleitor Ruprecht I em 1386 e reorganizada pelo Grão-Duque Carl Friedrich de Baden em 1803. Na parte de trás da antiga Universidade, no endereço Augustinergasse 2, encontra-se a prisão histórica do estudante.

Para oeste, na Praça Universitária, fica a fonte do Leão, na qual os moradores locais costumavam obter a sua água. O leão aparece nos brasões do Palatinado e da cidade de Heidelberg.

Para não tornar o artigo excessivamente extenso, a visita ao centro histórico da cidade continua no próximo artigo.

3 thoughts on “No centro histórico de Heidelberg…

  1. Pingback: A chegada ao Luxemburgo… | Turista Ocasional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s